Painel mulheres na política traz temas como longevidade, saúde mental, maternidade e pessoas com deficiência em sua segunda parte

A temática das mulheres na política foi o assunto do dia na Arena 4 do 67º Congresso Estadual de Municípios, nesta quarta-feira (27). O painel sobre Longevidade contou com a participação de Eloisa Linck, que trabalha no projeto Mulheres Solidárias, que tem como presidente Ana Karin, que também é presidente da APVESP – Associação das Prefeitas e Vice-Prefeitas.

Eloisa Linck, engenheira reprogramadora mental, palestrante e hipnoterapeuta, falou uma frase de efeito que define sua filosofia: “viver muito é importante, mas o bom é viver bem”. Durante sua explanação, afirmou que é cada vez mais comum pessoas vivendo cada vez mais e de forma ativa. Ela destacou como a relação com a velhice mudou hoje em dia “existe alguma coisa diferente no público pós-60”, e complementa: “estamos falando de um novo tempo, de mais longevidade”. Eloisa também destacou que existem mais de 10% de pessoas acima de 65 anos no país, tendo, inclusive, crescido o número de pessoas mais velhas se inserindo no mercado de trabalho. Ela destacou que as cidades precisam pensar nos diferentes perfis de pessoas que chegam à terceira idade.

A psicóloga Cibele Sabino relembrou um dado alarmante, no qual o Brasil ocupa o primeiro lugar na quantidade de pessoas mais ansiosas no mundo. É necessário pensar na prevenção.

“Só consegue coisas para o outro quem cuida de si”

Silvia Grecco, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência na Prefeitura de São Paulo, falou sobre maternidade e a dedicação aos cuidados com o filho Nickollas Grecco, cego e com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). “Eu aprendo muito mais com ele do que eu possa ensiná-lo “.

Silvia destacou que existem 1,2 milhões de pessoas com deficiência na cidade de São Paulo e que boa parte das mães que têm filhos com deficiência são mães solo. Segundo Silvia, além dos trabalhos já realizados na área, que são destaque dentro e fora do país, o Município irá inaugurar a Casa Mãe Paulistana e Centro TEA em Itaquera.

Além de outras presenças ilustres, o painel contou com a participação de Juliana Cintra, representando a APM Mulher.

Em seguida, teve início um painel composto por primeiras-damas, que trabalham em prol do seus municípios por meio do Fundo Social de Solidariedade. A deputada estadual e ex-primeira dama de São Bernardo do Campo, Carla Morando, enviou um vídeo para o evento, contando sua experiência à frente do Fundo Social de Solidariedade da Cidade. Mais tarde, surgiu o convite para se candidatar à deputada estadual, cargo que ocupa hoje. Ela falou sobre as dificuldades que sofreu, inclusive por ser mulher, que ainda se encontra em minoria em relação à ocupacao de cargos públicos, apesar desde número ter crescido nos últimos anos – em 2011 eram 14 parlamentares na Assembleia Legislativa; atualmente são 25. Outra ex-primeira-dama que participou do painel, e hoje é vereadora pela quinta vez em Ibirá, é Sonia Palma Beolchi.

Juliana Cintra, da APM Mulher, também deu seu depoimento sobre os desafios enfrentados à frente do Fundo Social de Campos do Jordão, e o esforço realizado para obter resultados satisfatórios durante sua gestão.

Serviço

67° Congresso Estadual de Municípios

De 26 a 28 de agosto de 2025

Endereço: Praça Charles Miller, s/n Pacaembu, São Paulo – SP

Realização: Associação Paulista de Municípios – APM

Apoio Institucional: Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado e Mercado Livre Arena Pacaembu

Patrocínio Master: Loga e Comgás

Inscrições gratuitas e programação completa no site www.apaulista.org.br/67cem