Conexão APM reúne centenas de prefeitos e lideranças em Bauru para dia de capacitação técnica e diálogo municipalista

Evento realizado no Alameda Rodoserv Center na quarta-feira (4/2) reuniu representantes dos 39 municípios da região

A quinta edição do Conexão APM novamente superou as expectativas e reuniu centenas de prefeitos, vereadores, secretários e lideranças municipais em Bauru, nesta quarta-feira (4/2). O evento promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM) percorre o Estado promovendo capacitação técnica, diálogo institucional e troca de experiências entre gestores públicos. A iniciativa foi realizada nas dependências do Alameda Rodoserv Center e foi marcada por palestras técnicas, troca de experiências e o fortalecimento do municipalismo paulista.

A abertura foi realizada pelo presidente da Associação Paulista de Municípios, Fred Guidoni, pelo 1º vice-presidente, Gustavo Reis, pela prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, e pelo presidente da Câmara Municipal, Markinho Souza.

Em seguida, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, fez a principal palestra do dia, abordando em detalhes a situação fiscal dos municípios paulistas e conscientizando os gestores que somente a união em torno da bandeira municipalista pode reverter a queda de arrecadação que atinge grande parte das prefeituras.

Dados levantados pela CNM apontam que em 2024, seis de cada dez municípios paulistas estavam com as contas no vermelho, apontando que a arrecadação foi insuficiente para pagar as despesas. “Com a reforma tributária, essa situação pode piorar para uma parte significativa das cidades, se não houver adaptações e mobilização por parte dos prefeitos em Brasília junto com a Confederação e a APM”, alertou Ziulkoski.

O dia de palestras seguiu com o consultor Carlos Kerbes abordando a Securitização da Dívida Pública. Rodrigo Spada, auditor fiscal e presidente da Febrafite (Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais) e da Afresp (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo), falou sobre o futuro de São Paulo pós-Reforma Tributária, assunto que foi tratado também pelo 1º vice-presidente da APM, Gustavo Reis.

O integrante da executiva da CNM e ex-presidente da Associação Mineira de Municípios, Marcos Vinicius, saudou os presentes ao Conexão APM, que prosseguiu com palestras de Leonardo Gomes, do Instituto Alfa e Beto, abordando o case de sucesso da educação pública em Sobral/CE, Felipe Miguel, da Cambridge University, explicando a parceria oferecida pela instituição em conjunto com a APM para a melhoria do ensino da língua inglesa nos municípios associados. Ildemar Silva, consultor previdenciário, explicou detalhes sobre a PEC 66, precatórios e regimes de previdência.

Caio César de Oliveira, especialista em inovação e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de SP (CREA-SP), falou sobre o trabalho da entidade. Kleber Santos, especialista em marketing e comunicação política, tratou da neurociência política aplicada a campanhas eleitorais e mandatos no Brasil. Por fim, Adriano de Souza falou sobre a Somos Educação e o case de sucesso da instituição no ensino público do Pará.

Todas as palestras do Conexão APM Bauru estarão disponíveis no canal da APM no Youtube, em youtube.com/@apaulistasp.

Kassab

Presença constante em todas as edições do Conexão APM, o Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, almoçou com os participantes do evento. Em sua fala, destacou a importância da APM como entidade representativa dos municípios paulistas e de eventos que unem os gestores em torno do municipalismo.

“É importante que nós tenhamos, nós municipalistas, em especial aqueles que têm a responsabilidade de comandar os municípios, um potencial e um poder de mobilização. Sem mobilização, os municípios jamais vão conseguir recuperar a sua capacidade financeira, retomar o protagonismo que os municípios sempre tiveram no nosso país, em especial no nosso estado. Então, esse momento é o momento de organizar e a APM tem esse papel fundamental”, afirmou.

Balanço positivo

A gestora técnica da APM, Beatriz Gusmão, celebra o êxito do Conexão APM. “Estamos muito felizes por levar capacitação em diversas frentes. As novas receitas, a nova reforma tributária; muita gente está em dúvida, com questões ligadas à educação de competência municipal, como melhorar o IDEB, tantas frentes que hoje são tão caras aos nossos prefeitos, secretários e servidores públicos. O evento é um sucesso aqui na região, a gente só tem a agradecer a adesão de tantos prefeitos e prefeitas, secretários e secretárias”.

Para a prefeita de Bauru, também integrante da diretoria da APM, o evento une os prefeitos em torno de desafios comuns aos municípios. “É uma rica oportunidade, acho que o próprio nome diz, conexão. A gente se conectar, trazer o nosso time técnico para entender um pouquinho sobre todos esses temas tão importantes, encontrar demais prefeitos e a gente descobrir que na verdade todos nós temos os mesmos desafios, só muda o endereço. Parabéns à APM pela organização, a gente está muito feliz de participar e em especial por ser em Bauru, no centro do Estado”, afirmou Suéllen Rosim.

O Presidente da APM confirmou que a próxima edição do Conexão APM será em São José dos Campos, para toda a região do Litoral Norte e Vale do Paraíba. “Mais do que debater problemas, nosso objetivo é sempre apresentar soluções modernas e inovadoras para a gestão pública. Então é uma alegria muito grande ter promovido a quinta edição em Bauru e que venha o próximo Conexão lá na região de São José dos Campos, que nós vamos poder levar também todo esse conhecimento, disseminar ali na região do Alto da Serra, do Litoral e do Vale do Paraíba. Tenho certeza que vai ser um grande sucesso também”, completou Fred Guidoni.

O Conexão APM tem patrocínio da OCREDi, Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), SOMOS Educação, Instituto Alfa e Beto e OM30; e apoio do Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Afresp).

Conexão APM - Bauru