Consumidores de nove municípios dos estados de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro podem acompanhar mais de perto o andamento das queixas que fazem à Fundação Procon, especializada em direitos do consumidor. As cidades são as primeiras a fazerem parte do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne dados dos Procons municipais.
c
O Sindec foi criado há dois anos pelo Ministério da Justiça, e está implementado em 14 estados das cinco regiões do país. Por meio do sistema, os Procons podem levantar informações, em tempo real, sobre os atendimentos realizados, facilitando a identificação das empresas com maior número de consultas ao serviço e permitindo ao consumidor acompanhar, pela internet, o desenrolar de seus processos.
c
De acordo com a coordenadora nacional do sistema, Juliana Pereira, o Sindec permite ao consumidor se prevenir de empresas que apresentam problemas. “Trabalhamos continuamente com a educação do consumidor e, quando ele passa a ter acesso à conduta e ao comportamento de fornecedores e serviços, é incentivado à cultura da prevenção”, declara a coordenadora.