A Associação Paulista de Municípios realizou na manhã desta sexta-feira (23) no auditório do Hotel Nacional, em São Carlos, o lançamento de publicações importantes para o planejamento de gestores públicos municipais. Desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos das Cidades – NEC, um grupo de pesquisa que reúne professores da USP, UFSCar e FATEC, estão disponíveis como e-book para prefeitos, secretários e técnicos municipais os estudos “Comparação do Nível de Desenvolvimento dos Municípios Paulista de Maior Porte”, “Mobilidade Urbana e Tarifa Zero” e “Método NEC para Cálculo dos Custos e da Tarifa do Transporte Coletivo Urbano por Ônibus”.
O encontro contou com a presença do presidente Fred Guidoni, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho, e de diversos prefeitos e lideranças públicas que promoveram avanços significativos na área de Mobilidade Urbana, bem como empresários do setor.
A apresentação dos estudos ficou a cargo do professor Antônio Clóvis Pinto “Coca” Ferraz, do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo.
Uma das publicações apresenta estudos e uma nova metodologia para o cálculo da tarifa do transporte urbano. “Desenvolvemos um método nosso para o cálculo dos custos da tarifa dos ônibus urbanos. Ambos os métodos utilizados em larga escala no Brasil têm alguns problemas conceituais, por isso desenvolvemos nossa própria metodologia para fornecer uma maior precisão no cálculo dos custos e do subsídio da tarifa no transporte coletivo”, explicou.
Outra das publicações aprofunda o tema da mobilidade urbana, fazendo um paralelo entre o passado, o presente e o futuro. “Discutimos muito a questão da tarifa zero, com seus prós e contras. É um trabalho muito pertinente ao momento atual, que apresenta um desafio presente nas gestões”.
Por fim, a terceira obra faz um estudo comparativo do nível de desenvolvimento socioeconômico e da qualidade de vida nos municípios paulistas acima de 100 mil habitantes. “São analisados 80 municípios, em que são comparados o desempenho de cada um nas áreas de saúde, educação, segurança, meio ambiente, mobilidade, economia e finanças públicas”, disse o professor.
Dimas Ramalho parabenizou a APM e o NEC pela iniciativa. “Este é um grande encontro, que discute a mobilidade urbana, algo que mobiliza técnicos, prefeitos, operadores, secretários. É um tema de muita importância e que precisa de toda a atenção por parte dos gestores públicos, por isso é muito bem-vindo esse trabalho”.
Fred Guidoni enfatizou a importância do compartilhamento dos estudos para os gestores poderem estudar como implantar políticas públicas em prol da população, em uma área tão sensível. “É um tema muito oportuno, que é a sustentabilidade e mobilidade nas nossas cidades. Os prefeitos poderão ver o comparativo em detalhes de tudo aquilo que foi estudado nas maiores cidades, ver onde a área se desenvolveu, onde não evoluiu e as melhores práticas municipalistas que podem ser aplicadas em suas cidades. A Associação Paulista de Municípios está de portas abertas para auxiliar a todas as cidades de São Paulo, acompanhando naquilo que for necessário prefeitos, prefeitas, câmaras municipais, que essa é a nossa função, é a nossa missão”, completou.
Os gestores públicos interessados em obter os livros impressos com os estudos podem entrar em contato com a APM pelo e-mail apaulista@apaulista.org.br.
BAIXE OS ESTUDOS GRATUITAMENTE: