Novos contextos, novas competências
Para garantir a mobilização de novas competências e habilidades técnicas e socioemocionais, a capacitação de servidores e equipes públicas tem papel central. A partir da capacitação é possível desenvolver um corpo técnico, funcional e comprometido, que desempenha funções com rigor e eficiência e também compreende as implicações de sua função social e de estar a serviço da sociedade.
Quando a capacitação de servidores e equipes públicas é uma iniciativa do próprio governo, quase sempre busca atender as especificidades e necessidades do contexto da prefeitura e liga a teoria à ação prática, ou seja, é voltado para o exercício profissional.
Tais capacitações podem buscar o aprimoramento de competências e habilidades da pessoa, são aquelas que desenvolvem soft skills, habilidades para a vida e competências socioemocionais como a cooperação e a colaboração. De maneira complementar, há formações que buscam mobilizar novas competências, voltadas para a reciclagem e requalificação, e ainda há outro grupo de intervenções, com o propósito de estimular as reflexões críticas, aportar metodologias para melhorar a capacidade de gestão, a identificação de problemas e soluções.
CASO DE SUCESSO
Formação para gestores públicos e agentes políticos em Araraquara
A Escola de Governo de Araraquara é um núcleo municipal que visa gerenciar a formação, desenvolvimento e a gestão de servidores públicos e agentes políticos do município. A Escola oferece uma programação voltada a atualização em temas sociais relevantes ofertados para toda população, e uma programação específica para servidores, mediante convocação, em temas ligados ao funcionamento do Estado.