Conexão APM reúne mais de 900 inscritos em Ribeirão Preto e consolida projeto como espaço de capacitação para gestores públicos

A edição do Conexão APM realizada em Ribeirão Preto confirmou a força e a relevância do projeto da Associação Paulista de Municípios (APM) ao reunir mais de 900 inscritos, entre prefeitos, parlamentares, secretários municipais, técnicos e gestores públicos das regiões de Ribeirão Preto e Franca.

O encontro promoveu um dia inteiro de debates, palestras técnicas e troca de experiências, reforçando o papel do Conexão APM como um espaço qualificado de capacitação, inovação e fortalecimento da governança pública municipal.

Presente em todas as etapas e um dos grandes incentivadores do projeto, o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, destacou a importância de os municípios estarem cada vez mais preparados para atender às demandas da população.
“É nos municípios que os problemas são sentidos e resolvidos. Sou um municipalista, e as circunstâncias me levaram a fazer dessa visão uma marca da minha trajetória política”, afirmou.

A programação foi marcada por palestras ricas em conteúdo técnico e prático, com destaque para os casos de sucesso na área da educação, como a experiência de Sobral (CE), referência nacional, e a apresentação do caso do Estado do Pará, que saiu do 26º para o 6º lugar no ranking do IDEB, compartilhando estratégias e políticas públicas que podem ser adaptadas pelos municípios.

Outro tema central foi a Reforma Tributária, com debates sobre os impactos do novo modelo nos municípios e os desafios para equilibrar as receitas diante do aumento das responsabilidades das administrações municipais.

O encontro em Ribeirão Preto também marcou o lançamento do Inova Política, uma comunidade voltada ao conhecimento, relacionamento e qualificação de gestores públicos e lideranças políticas, ampliando o alcance do Conexão APM como plataforma permanente de formação.

Para o presidente da Associação Paulista de Municípios, Fred Guidoni, a expressiva participação dos gestores confirma o acerto da iniciativa.
“Os gestores estão entendendo o que a APM está oferecendo com o Conexão APM e atendendo ao nosso chamado para participar. Isso demonstra a importância de levar conteúdo qualificado, troca de experiências e soluções concretas para quem está à frente das administrações municipais”, afirmou.

O Conexão APM segue agora com as próximas etapas do calendário estadual. O próximo encontro acontece no dia 20 de janeiro, em São José do Rio Preto, no Ipê Park Hotel, seguido pela edição de Bauru, no dia 5 de fevereiro.

Com o Conexão APM, a Associação Paulista de Municípios reafirma seu compromisso histórico com o fortalecimento do municipalismo, promovendo capacitação técnica, inovação e integração entre os municípios paulistas.