A manhã do último dia do 13º CBTIM começou agitada no Centro de Eventos Rio Negro, em Aplhaville, Barueri-SP.
O primeiro painel tratou sobre os desafios para o primeiro ano de mandato, com o palestrante Doutor Antonio Sérgio Baptista, Advogado Especialista em Direito Público, Diretor-Presidente do Instituto Brasil Cidade e Coordenador do Conselho Técnico Multidisciplinar da APM.
Um dos desafios dos novos prefeitos é compatibilizar a herança do passado com a execução orçamentária do presente. “É preciso montar uma boa equipe. Vocês podem encontrar bons trabalhadores nas atuais administrações que podem ser muito úteis. Mas, analisem a estrutura administrativa. Se estiver pesada, analisem qual a causa deste final”, afirmou Baptista.
GESTÃO DO CONTROLE DE ATIVOS
Os congressistas receberam outras dicas de softwares de gestão pública. A empresa IFS Latin America é de origem sueca e trabalha com software de gestão empresarial em mais de 80 países e há mais de 15 anos no Brasil.
Segundo Valmir Cardoso, diretor da IFS Latin America, a intenção é trazer para o Brasil o modelo europeu. “Lá, já são as prefeituras as responsáveis por tudo – iluminação, saneamento, entre outros. É fácil implementar o produto e isto pode ser feito por partes: somente a contabilidade, por exemplo, e agregando setores conforme necessidade”.
Alexandre Nascimento, Diretor da ARX Consulting, discorreu sobre Gestão do Controle de Ativos – IPSAS e apresentou a sua empresa parceira da IFS. É uma empresa de consultoria especializada em manutenção de resultados, implementando o produto e oferecendo mão de obra especializada e específica para cada prefeitura.
O projeto IPSAS 17 faz o controle patrimonial para o processo de convergência da contabilidade nacional às normas internacionais para o setor público fazendo com que haja harmonização mundial.
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Ricardo Rocha Azevedo, Consultor de Negócios da GOVBR, ministrou palestra sobre os novos desafios dos gestores da era da prestação de contas em tempo real.
Ricardo reforçou a necessidade de utilização de um bom serviço online para prestação de contas, principalmente para os municípios com menos de 50.000 habitantes que já precisam se adequar. “Procurem sistemas que ajudem e não atrapalhem. Os programas e as ações de planejamento são medidos e podem ser acompanhados eletronicamente no Portal do Cidadão, um projeto do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”.
Através deste portal, o cidadão tem acesso a qualquer planejamento que possui metas pré-estabelecidas.
ANÁLISE DE DESPESA COM PESSOAL
Um diferencial apresentado no 13º CBTIM foi uma ferramenta de análise de despesa com pessoal, demonstrado por Mario Sergio Gurgel, Consultor da Zetrasoft. A empresa é líder no controle de crédito consignado.
O sistema explanado ajuda na gestão de forma dinâmica. “Fui gestor pessoal muito tempo e vi que a despesa com isso tem sido tratada como um problema seríssimo para a administração”, contou Mario.
Com a implantação do software apresentado, os gestores podem ter conhecimento real com as despesas com pessoal, mantendo e gerenciando bem os dados. “É um olhar gerencial à despesa por meio de performance (informação em tempo hábil e ágil) e facilidade de utilização do software por quem quer que seja”, finalizou Gurgel.
ENCERRAMENTO
Logo depois, o espaço foi para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que atraiu a atenção de mais de 200 prefeitos eleitos que compareceram no Centro de Eventos.
O presidente Dr. Renato Martins Costa fez uma introdução aos assuntos que seriam tratados pelos palestrantes Dr. Sérgio Ciquera Rossi, Flávio Correa de Toledo e Paulo Massaru.
Os prefeitos puderam tirar as suas dúvidas com os palestras e, após as orientações, o Presidente da APM, Francisco Rocha, encerrou o 13º CBTIM. “Agradecemos a dedicação de todos nos três dias. Tivemos 205 prefeitos eleitos. Nós não existimos sem vocês. O Governo nos dá oportunidade para enviarmos nossa solicitação. Então, precisamos ser fortes e contar com vocês”, finalizou.

