A Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em conjunto com as associações microrregionais de municípios, definiu nesta terça-feira, 17, as ações a serem priorizadas pela entidade no exercício de 2007.
Entre as medidas definidas, estão o fortalecimento da representatividade política, a promoção de capacitações e a ampliação da capacidade de arrecadação dos municípios.
c
Além disso, o plano de trabalho estabelecido na reunião terá como linha de atuação viabilizar a implantação de sistemas de gestão pública, disponibilizar portal institucional na Internet aos municípios e promover o desenvolvimento regional com ações que incluem a capacitação dos servidores públicos municipais.
c
De acordo com o presidente da entidade, Anísio Soares, a Fecam assumirá o compromisso de atuar de acordo com as propostas feitas pelas associações de municípios. “São as associações que atuam diretamente nos municípios. Por isso, a importância em ouvi-los, independentemente da questão partidária, para que em 2007 a Fecam possa mobilizar a bancada catarinense na defesa dos interesses dos municípios”, disse.
c
Para o diretor executivo da Fecam, Celso Vedana, foram definidas as ações prioritárias junto aos governos Federal e Estadual, ao Congresso Nacional e à Assembléia Legislativa. “Foi proposta a criação de um comitê de articulação e discussão com o Governo do Estado, para que os municípios tenham um canal direto de diálogo com o governados, na qual vamos discutir o transporte escolar”, afirmou.
c
Agora, os projetos apontados como prioritários serão submetidos à aprovação dos prefeitos membros da diretoria e conselho deliberativo da Fecam. A expectativa é a de que a reunião ocorra no final do mês de novembro.