Associação Paulista de Municípios

Fórum APM de Comunicação Governamental e Neurociência Política discute emoção como nova estratégia de governo

A forma como prefeitos, secretarias e equipes de governo se comunicam com a população está passando por uma das maiores revoluções das últimas décadas. Likes não viram votos. Posts não garantem apoio popular. Releases não geram emoção. Precisamos nos preparar para esse momento único com mudanças de valores, rápida aceleração tecnológica e crescentes tensões e polarizações. Isso exige uma nova forma de comunicar.

Pensando nesse novo cenário, a Associação Paulista de Municípios (APM) e a Academia Brasileira de Neurociência Política (ABNP) realizaram, no último dia 22 de julho, o Fórum de Comunicação Governamental e Neurociência Política.

“Hoje, a comunicação pública precisa muito mais do que dados e relatórios. Ela precisa tocar, inspirar e gerar confiança. E isso só é possível quando conseguimos acessar as emoções do cidadão”, afirma Kleber Santos, cientista político, especialista em neurociência política, fundador da ABNP e criador do conteúdo do fórum.

Segundo ele, o maior desafio das prefeituras atualmente não é a entrega, é a percepção. Mesmo com obras, programas e ações em andamento, muitos gestores se frustram ao perceber que a população não reconhece o que está sendo feito. A raiz do problema está naquilo que Kleber chama de “crise da interpretação”:

“Não basta fazer. É preciso comunicar de forma que as pessoas percebam, se emocionem e se conectem com a gestão. E isso não acontece com gráficos. Acontece com narrativas, com gestos, com olhares. É o que o cérebro guarda — e é isso que que vai fazer a diferença entre a aprovação ou a rejeição do gestor”, completou.

Dezenas de profissionais de comunicação de gestões públicas participaram do evento, que foi aberto pelo presidente da APM, Fred Guidoni, e aprenderam técnicas e conceitos importantes para realizarem suas funções públicas com emoção e responsabilidade.

Como foi o programa do Fórum APM Comunicação Governamental e Neurociência Política

A emoção como nova estratégia de governo para transformar a percepção da gestão pública na era das redes e da inteligência artificial.

  • 1ª HORA DO WORKSHOP

O Que Morreu Na Comunicação Pública E O Nascimento Da Nova Comunicação Governamental Emocional.

O QUE FAZER AGORA PARA NÃO SE SURPREENDER DEPOIS

  • 2ª HORA DO WORKSHOP

Influência das Redes Sociais, Influenciadores e a onda do político tiktoker

COMO EVITAR RISCOS E APROVEITAR ESSE MOMENTO COM AS NOVAS DESCOBERTAS DA NEUROCIÊNCIA?

  • 3ª HORA DO WORKSHOP

Pós – IA: O Futuro da Comunicação Pública e do assessor

ANTECIPE-SE E ACESSE O QUE VOCÊ PRECISA SABER AGORA PARA NÃO FICAR PARA TRAS. VENHA DAR UM SALTO NA SUA CARREIRA  E NA GESTÃO, TRANSFORMANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM ALIADA ESTRATÉGICA.

Veja também