IDM

Confira os vencedores do 1º Prêmio Franco Montoro

A Associação Paulista de Municípios (APM) entregou na tarde desta quinta-feira (11/5) o Prêmio Governador Franco Montoro, durante o 65° Congresso Estadual de Municípios, em Ribeirão Preto. O prêmio foi entregue às 15 prefeituras que alcançaram as melhores classificações nos Índices Fiscal, Gestão e Social, de acordo com os resultados fiscais oficiais declarados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em 2021.

A análise das contas foi realizada em 612 dos 645 municípios paulistas que enviaram todos os dados ao sistema público até o dia 27 de abril de 2023. A APM contratou um sistema de análise já consagrado para definir o prêmio e estimular a cultura da responsabilidade administrativa entre as prefeituras.

O sistema apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais, analisando outras dimensões além da puramente fiscal, como o desempenho social e a gestão dos recursos públicos, contribuindo com o debate sobre a eficiência da gestão municipal.

O estudo continua nos próximos anos. Com o passar do tempo, a metodologia possibilitará determinar, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

O Prêmio Governador Franco Montoro foi criado, também, para homenagear o patrono do municipalismo no estado de São Paulo, André Franco Montoro, que entre 1983 e 1987 assumiu o governo do estado e defendeu a descentralização e a participação na política brasileira, como ferramentas essenciais para o fortalecimento da Democracia.

Confira abaixo a relação de vencedores do 1º Prêmio Franco Montoro:

  • Categoria FISCAL

5° Lugar IDM
Lagoinha
Prefeito Tiago Magno de Oliveira

4° Lugar IDM
Cabreúva
Prefeito Antonio Carlos Mangini

3° Lugar IDM
Santana da Ponte Pensa
Prefeito Vagner Hernandes

2° Lugar IDM
Porto Feliz
Prefeito Antônio Cássio Habice Prado

1° Lugar
Ilhabela
Prefeito Antonio Luiz Colucci

  • Categoria SOCIAL

5° Lugar IDM
Tupi Paulista
Prefeito Alexandre Tassoni Antonio

4° Lugar IDM
Restinga
Prefeita Karla Montagnini Ferracioli

3° Lugar IDM
Fernando Prestes
Prefeito Rodrigo Ravazzi

2° Lugar IDM
Uru
Prefeito Robson Eduardo Forte

1° Lugar IDM
Águas de São Pedro
Prefeito João Victor Barboza

  • Categoria GESTÃO

5° Lugar IDM
Tabatinga
Prefeito Eduardo Ponquio Martinez

4° Lugar IDM
Carapicuíba
Prefeito Marcos Neves

3° Lugar IDM
São Pedro
Prefeito Thiago Silvério da Silva

2° Lugar IDM
Cravinhos
Prefeito Itamar Gomes Bueno

1° Lugar IDM
Guararema
Prefeito José Luiz Eroles Freire