Integração da segurança pública nos municípios foi tema da segunda plenária de quinta-feira no 66º CEM

Cooperação e trabalho das corporações foram a pauta dos debatedores

Falar sobre segurança pública nos municípios passa, invariavelmente, pela questão dos recursos. Uma base de dados feita com números governamentais disponibilizadas pela FIBRA e pela SICONFI mostrou que houve um aumento gradual, entre 2013 e 2018, dos gastos das cidades com segurança. Esses valores foram destinados ao combate à criminalidade de maneira preventiva e administrativa.

Em Campos do Jordão, por exemplo, a GCM prestou apoio à secretaria de Saúde nas barreiras sanitárias durante a pandemia da Covid-19 em uma ação integrada e preventiva.

No painel, a importância e o papel das guardas municipais, além do trabalho conjunto com as polícias civil e militar, foram discutidos por Luís Geraldo Ferreira Junior, delegado titular de Campos do Jordão; Agapito Marques, comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana; Christiano Biggi Dias, secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas; Marcelo Felix Pereira, secretário de Segurança Pública e Cidadania de Campos do Jordão e Robson Martins, comandante da Guarda Civil Municipal de Campos do Jordão.

66º CEM - Quinta-feira, dia 14 de março