Quarta edição do projeto da Associação Paulista de Municípios apresentou ampla programação voltada aos desafios da gestão pública municipal
Mais de 100 municípios da região de São José do Rio Preto e Barretos enviaram representantes ao Ipê Park Hotel para a quarta edição do Conexão APM, projeto da Associação Paulista de Municípios que percorre o Estado promovendo capacitação técnica, diálogo institucional e troca de experiências entre gestores públicos. Ao todo, mais de 500 lideranças regionais estiveram presentes, consolidando a iniciativa como um dos principais eventos municipalistas do País.
A programação abordou assuntos centrais da agenda municipalista, com foco em iniciativas de sucesso e boas práticas para o fortalecimento da gestão e da governança local, como finanças públicas, reforma tributária, saúde, educação, comunicação pública e ações coletivas em defesa dos municípios.
O Presidente da APM, Fred Guidoni, destacou o alto comparecimento de gestores públicos, o que reverterá em benefícios para a população. “A APM segue cumprindo o seu papel, de levar aos prefeitos inovação, modernização, informações fundamentais de como nós podemos melhorar a administração pública das cidades daqui da região de Rio Preto, da região de Barretos e de todo o estado de São Paulo. Então todo mundo ganha nesse grande encontro”.
Para ele, a presença massiva das lideranças políticas da região representa a união que vai viabilizar grandes conquistas. “Não adianta só municipalizar serviços, tem que ter recursos em caixa para poder fazê-los com qualidade. E essa reunião de prefeitos em torno de uma política municipalista, essa reunião de autores públicos para aprender a fazer melhor, com mais transparência e com mais qualidade, é o que vai efetivamente melhorar a qualidade da vida das pessoas nessa região”, completou.
Presença constante em todas as quatro edições do Conexão APM realizadas até agora, o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, parabenizou a Associação Paulista de Municípios pela iniciativa de ir às regiões do Estado e se colocar à disposição dos prefeitos. “São encontros muito importantes que a APM promove, junto aos prefeitos e demais gestores, que nos ajudam a capacitar os municípios para que se mobilizem, para que junto ao futuro Congresso Nacional, a gente possa conseguir, a partir do ano que vem, mais recursos via legislação, via Constituição, para os municípios brasileiros. O governador Tarcísio tem sido muito presente, tem feito o máximo de empenho para que possamos ajudar os municípios, não apenas transferindo recursos, mas liberando obras, liberando convênios, trazendo investimentos importantes na saúde, na habitação, na infraestrutura. Tudo isso faz com que a gente tenha realmente condições de diálogo e de trabalho em conjunto, o que está fazendo a diferença com os municípios”.
O prefeito de São José do Rio Preto, Fábio Rogério Candido, fez um balanço positivo do Conexão APM. “A realização do evento da Associação Paulista de Municípios em São José do Rio Preto demonstra o protagonismo da cidade no cenário estadual e nacional. A presença de 100 municípios representados é motivo de orgulho para a cidade e para a população de Rio Preto. Acreditamos na colaboração entre as cidades, por isso foi um dia de muito aprendizado e intercâmbios, especialmente nos desafios comuns a todos nós, como a reforma tributária”.
A quinta edição do Conexão APM acontece no próximo dia 4 de fevereiro, em Bauru. Em breve as inscrições gratuitas estarão abertas pelo site apaulista.org.br/conexaoapm, onde também serão divulgadas todas as informações do evento.
O Conexão APM tem patrocínio da OCREDi, Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), SOMOS Educação, Instituto Alfa e Beto e OM30; e apoio do Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo (Afresp).


