Santa Cecília do Pavão, município do Paraná situada a 80 quilômetros de Londrina com uma população de pouco mais de 4 mil pessoas, está em transformação. Há oito meses foi lançado o projeto Cidade Digital, que levou a internet banda larga para o município.
“Houve um aquecimento grande na economia e na cultura das pessoas”, afirma o prefeito Edimar Aparecido Pereira dos Santos.
Segundo o prefeito, cerca de 50% da população já tem e-mail próprio e pode acessar a internet nos 40 terminais espalhados nas escolas estadual e municipal, na creche, na casa da criança ou na biblioteca pública do município.
A facilidade nas pesquisas escolares das crianças e dos professores é ressaltada pelo prefeito. “Os próprios agricultores se informam da previsão do tempo para trabalhar melhor.
O projeto Cidade Digital melhorou a auto-estima de todos”, disse Santos, um dos palestrantes do Seminário Município Digital, realizado durante esta terça-feira, 21 de novembro, em Porto Alegre, pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
O evento teve como objetivo atualizar a gestão pública dos municípios com as mais modernas tecnologias de hardware, software e conectividade.
Além de palestras técnicas, o evento trouxe um workshop sobre desenvolvimento de Projetos de Rede Wireless (comunicação de dados sem fio).
A utilização desta tecnologia permite a interligação de órgãos e prédios públicos.
Também é possível a implantação de serviços volantes ao cidadão, monitoração de segurança por meio de câmeras sem fio, comunicação de voz por IP, TV por IP ente outros.