OPINIÃO: O primeiro de muitos outros passos

O ano mal começou, mas já estamos trabalhando a todo o vapor para colocar em prática nossas metas de 2017 para a APM.
Para continuarmos defendendo os interesses dos municípios e atendendo suas demandas, implementaremos uma série de serviços a nossos associados. Serão cursos, eventos, consultorias, e muito mais, à disposição dos municípios.
Nosso pontapé inicial é a Escola APM de Gestão Pública, que oferecerá cursos à distância a servidores e outros membros da administração municipal a fim de qualificá-los e, assim, aperfeiçoar as equipes de governo. Desta forma, cumprimos um de nossos maiores objetivos: orientar os municípios a fazerem uma gestão mais eficaz e transparente.
O tema do primeiro curso de nossa escola será iluminação pública.
Além de ser um item de segurança, sendo uma importante ferramenta de segurança, a iluminação dos centros urbanos é fundamental para garantir aos cidadãos o uso do espaço público inclusive no período noturno.
Vale ressaltar que a responsabilidade da instalação e manutenção das luminárias públicas é exclusiva das prefeituras desde 2015 devido a uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com o controle dos municípios sobre as operações em iluminação pública, bem como seu planejamento, o conhecimento sobre o tema é indispensável.
Além disso, realizaremos o 61º Congresso Paulista de Municípios, no mês de abril, em que serão debatidos assuntos atuais de interesse dos municípios, e o 15º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação para os Municípios (CBTIM), com o objetivo de apresentar as ferramentas mais modernas disponíveis no mercado que podem auxiliar a gestão pública.
Nossos planos de 2017 para a APM foram todos pensados visando suprir as necessidades dos municípios e oferecer o melhor para nossos associados.
A Escola APM de Gestão Pública é o primeiro de muitos outros passos que daremos neste ano. 

 

Carlos Cruz é presidente da Associação Paulista de Municípios, APM