Painel destaca desafios climáticos e reforça papel da ação integrada entre poder público e sociedade

Com o aumento da frequência e intensidade dos eventos climáticos extremos no Brasil, especialistas e autoridades participaram do painel “Clima Extremo e Defesa Civil: Resiliência, Ação Integrada e Educação Ambiental” para debater estratégias de prevenção, resposta e conscientização frente a desastres naturais. O encontro, durante o 67º Congresso Estadual de Municípios, na manhã de terça-feira (26), evidenciou a importância do planejamento, da inovação tecnológica e da participação da população como pilares para enfrentar os impactos da crise climática.

Zuleica Goulart, coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, alertou para a falta de planejamento local no enfrentamento das mudanças climáticas e destacou uma pesquisa em que 84% da população reconhece o papel dos municípios na mitigação dos efeitos ambientais. “Precisamos transformar essa percepção em políticas públicas concretas, com educação ambiental e ação coordenada”, afirmou.

O secretário executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, Renato Nalini, ressaltou o avanço de 86% nas ações do município nos últimos quatro anos e destacou a elaboração de cadernos de drenagem, que dividem a cidade em polígonos com soluções específicas para cada região. Segundo ele, a gestão atual já investiu R$ 10 bilhões em obras de macrodrenagem, piscinões e limpeza de galerias. Nalini defendeu maior arborização urbana e criticou o excesso de resíduos sólidos nas ruas. “As cidades precisam criar seus próprios planos de ação climática, dentro de suas realidades. Copiar boas práticas é essencial”, afirmou.

A engenheira ambiental Isabel Camargo, também da Seclima, reforçou o papel do Plano Preventivo de Chuvas de Verão (PPCV) como instrumento essencial para reduzir riscos e direcionar ações emergenciais de forma eficiente.

A promotora de Justiça Tatiana Serra chamou atenção para a necessidade de planos de contingência reais e ativos, e não apenas no papel. Segundo ela, o ciclo de gestão de riscos precisa considerar diferentes níveis de ameaça e estar pronto para guiar as ações de resposta.

O tenente-coronel da Polícia Militar e diretor da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Aráujo Monteiro, apresentou diversas ações em andamento para fortalecer o sistema estadual, como a entrega de mais de 100 viaturas aos municípios, a compra de outras 56 e a instalação de oito novos radares meteorológicos.

Ele também enfatizou a ampliação dos alertas por SMS e o treinamento recorde de agentes municipais. “Sem ação conjunta entre governo, iniciativa privada, ONGs e comunidade, não conseguiremos enfrentar crises como queimadas e estiagens”, disse. Ailton ainda destacou o investimento em cerca de 200 obras de proteção e acesso a regiões isoladas e reforçou a importância da cultura de prevenção nas escolas. “Precisamos levar a Defesa Civil para as escolas. Ainda precisamos avançar nessa cultura de prevenção”, destacou.

Em relação à conscientização dos cidadãos, a supervisora de Comunicação da Loga, Solange Schnaak, mencionou o trabalho que vem sendo desenvolvido de levar educação ambiental aos moradores da região Noroeste da capital paulista, onde a empresa atua. Esse trabalho feito porta a porta tem gerado resultados positivos, embora admita que o descarte correto de resíduos sólidos ainda seja um grande desafio. “É uma questão de hábito, mas falta adesão e estrutura para alcançar toda a população”, disse.

Alex Marques, gerente executivo de engenharia da Comgás, ressaltou o papel da empresa em situações de risco em sua área de concessão. Ele citou treinamentos com bombeiros e agentes públicos e destacou a importância da integração entre instituições para prevenir danos, como no caso de enchentes que afetam tubulações próximas a pontes. “Estamos aprendendo a antecipar o risco e atuar antes do chamado. A prevenção é a nossa licença para operar”, afirmou.

• FOTOS DO 67º CEM NO FLICKR DA APM

Serviço

67° Congresso Estadual de Municípios

De 26 a 28 de agosto de 2025

Endereço: Praça Charles Miller, s/n Pacaembu, São Paulo – SP

Realização: Associação Paulista de Municípios – APM

Apoio Institucional: Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado e Mercado Livre Arena Pacaembu

Patrocínio Master: Loga e Comgás

Inscrições gratuitas e programação completa no site www.apaulista.org.br/67cem