Participação feminina na política avança e busca mais espaços

A participação feminina na política avançou nos últimos anos, mas ainda há a necessidade de conquistar mais espaços. O panorama foi consenso no painel “Mulheres na Política – Liderança, representatividade e transformação”, realizado na manhã desta quarta-feira (27), no 67º Congresso Estadual de Municípios.

A discussão ocorreu na Arena 4 da Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, com a participação da presidente da APDESP e primeira-dama do município de São Paulo, Regina Nunes; a secretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres de São Paulo, Valéria Bolsonaro; a presidente da APVPESP, Ana Karin; a coordenadora da APM Mulher e ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade de Campos do Jordão, Juliana Cintra; a presidente do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM), Tânia Ziulkoski; a presidente executiva da Uvesp, Silvia Melo; a deputada estadual Maria Lúcia Amary; a prefeita de Bauru e conselheira da APM, Suéllen Silva Rosim, e a fundadora da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), diretora da APM e Dama do Municipalismo, Dalva Christofoletti.

Coordenadora da APM Mulher, Juliana Cintra assegurou que o momento é “uma oportunidade para crescermos juntas. Fiquei feliz e emocionada por ver, na abertura, uma plateia em quase 50% composta por mulheres. Antes, o que víamos nos eventos era um mar de homens. Este painel que estamos fazendo não está separado do Congresso, mas é para dar visibilidade à nossa força”, considerou.

A opinião foi compartilhada pela presidente do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tânia Ziulkoski: “Tivemos um avanço no número de vereadoras eleitas e na participação de primeiras-damas aguerridas no Estado. Mulher não se cala e tem o poder de persuasão, que possivelmente deva ser inerente ao nosso sexo”, destacou.

Já Ana Karin salientou o perfil das mulheres à frente da gestão pública, com olhar humanizado e conduta transparente, e pontuou que a criação da Secretaria Estadual para o segmento, no Governo Tarcísio de Freitas. A secretária Valéria Bolsonaro referendou a fala, pontuando o lançamento da cartilha voltada ao público feminino pelo Governo Estadual. “Ocupamos os espaços e precisamos de parcerias. Os homens também são bem-vindos em nossa secretaria. Não os discriminamos porque nem todos são iguais, mas, aos agressores, exigimos a lei”, afirmou.

A necessidade de união entre mulheres e homens para que ambos cresçam juntos foi abordada pela presidente executiva da Uvesp, Silvia Melo, que também relembrou sua trajetória iniciada aos 17 anos, como estagiária da APM. A experiência pessoal resultou em sua paixão pelo municipalismo. “Ainda estamos aquém do número de mulheres na política, mas é inegável que houve avanços. Não acredito na disputa entre homens e mulheres, mas na necessidade de equilíbrio, de equidade. Desde os 17 anos, nunca perdi um Congresso dos Municípios. Faço questão de vir e prestigiar porque aqui a gente aprende e conhece oportunidades. Coloco a Uvesp sempre à disposição, porque somos entidades parceiras”, reiterou.

A união também integrou a explanação de Regina Nunes, primeira-dama da Capital. São Paulo é o município mais populoso do País. Ela citou que tem acompanhado a união entre as primeiras-damas e se colocou à disposição para fortalecer esta prática. “As demandas de São Paulo são grandes, mas a gente consegue agregar outras cidades. Contem sempre com o Fundo Social de São Paulo”, reforçou Regina Nunes.

O evento foi finalizado com o discurso da Dama do Municipalismo, Dalva Christofoletti, narrando suas experiências em 71 anos de municipalismo e participando desde o primeiro Congresso dos Municípios. “Trabalhamos com mulheres de todo o País. A mulher do Acre é diferente daquela que mora no Amazonas, da outra do Rio Grande do Sul e assim por diante. Que esse País continue dentro de uma Democracia, onde nós, mulheres, possamos sempre ter espaço para fazer o que quiser, desde que seja séria a nossa missão”, finalizou Dalva Cristofolletti.

Serviço

67° Congresso Estadual de Municípios

De 26 a 28 de agosto de 2025

Endereço: Praça Charles Miller, s/n Pacaembu, São Paulo – SP

Realização: Associação Paulista de Municípios – APM

Apoio Institucional: Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado e Mercado Livre Arena Pacaembu

Patrocínio Master: Loga e Comgás

Inscrições gratuitas e programação completa no site www.apaulista.org.br/67cem