Presidente da APM participa de Congresso no México

Carlos Cruz, presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), participa nesta semana do Foro Latinoamericano de Experiencias Exitosas, em Pachuca no México.
O encontro reune nomes do mundo todo para a discussão de projetos inovadores, que obtiveram êxito quando implantados em municípios por governos, organizações públicas e instituições.

O Foro Latinoamericano está inserido em um Congresso, chamado XI Cumbre Hemisférica de Alcades, que ocorre de hoje, 23, a sábado, 26 de agosto, e se divide em diversos fóruns com temas singulares.

O objetivo é construir uma ligação entre os municípios do continente americano, e a partir disso elaborar um plano de ação que permita aumentar a qualidade de vida nas cidades e comunidades locais.

Carlos Cruz palestrará na sexta (25) às 15h sobre intervenções realizadas nas cidades do estado de São Paulo pela Associação que promoveram uma melhoria na vida dos habitantes (leia artigo abaixo).


OPINIÃO: Ampliar o diálogo para absorver novas tendências

Um dos objetivos da APM é promover a integração e colaboração entre as cidades do Estado de São Paulo. Por essa razão, é importante, sempre, ampliar a esfera de atuação para levar aos gestores conhecimento e novas tendências.
O XI Cumbre Hemisférica de Alcades acontece de 23 a 26 de agosto, em Pachuca no México.
O objetivo do Congresso é estender por todo o Continente americano o que os municípios fazem, compartilhando informações e experiências. Todos os municípios da América trabalhando em conjunto para construir um plano de ação que nos guie para um futuro melhor.
O Foro Latino-americano de Experiências Exitosasuma célula dentro do Congresso, promove a valorização e discussão de projetos que obtiveram sucesso quanto a melhoria de vida dos cidadãos e a sustentabilidade. Dessa forma, há a exposição de métodos que podem ser utilizados em outras comunidades e regiões.
Como forma de contribuição, a APM levará o modelo das Cidades Inteligentes – desenvolvido com a ajuda do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e a Informática de Municípios Associados (IMA) -, que utiliza da tecnologia e inovação para modernizar a administração e infraestrutura locais.
Numa parceria tripartite, APM, IMA e  CPqD buscam a implantação do projeto de Cidades Inteligentes nas 645 prefeituras do Estado.
A primeira cidade a receber o projeto foi Campinas, importante centro educacional e tecnológico.
A interação entre as pessoas dentro da gestão urbana é responsável por estabelecer um maior desenvolvimento econômico e social, a fim de solucionar demandas e agilizar processos que envolvem a sociedade.
O intercâmbio de informações entre os países, promovido pelo Congresso, é um grande acréscimo aos objetivos da nossa APM, que aspira estimular cada vez mais os prefeitos para o diálogo e busca de novas tendências em prol da boa qualidade de vida nos municípios.

Carlos Cruz, presidente da Associação Paulista de Municípios, APM