Ribeirão Preto reúne prefeitos em reunião preparatória para o Congresso de Santos

Após o encontro de Regente Feijó, na segunda, 29, a APM promove sua segunda reunião preparatória, com o intuito de escutar os municípios paulistas e suas necessidades. Acontecerá nesta sexta-feira, 02, às 9h, em Ribeirão Preto, com a presença confirmada de 60 prefeitos da região para discutir as demandas do município.
As reuniões preparatórias, sete no total, foram programadas para coletar informações sobre os municípios paulistas para a construção de uma Carta de Princípios, que será distribuída aos candidatos à Presidência da República. A iniciativa vem para embasar a discussão política que ocorrerá no Congresso Estadual de Municípios, que acontecera em Santos, entre os dias 02 e 07 de abril.

O tema do Congresso centra-se em país moderno; cidades inteligentes.
Como 2018 é o ano de eleições gerais, a APM irá trazer todos os candidatos à Presidência para o evento, a fim de debaterem metas e possíveis projetos visando melhorar a infraestrutura das cidades, as modernizando.
O evento abordará também o conceito de cidades inteligentes. Consiste em uma rede de pessoas que interagem a fim de gerar desenvolvimento econômico e humano. A ideia parte do conceito de Internet das Coisas, em que objetos do dia-a-dia transmitem informações e dados através da internet, utilizando estrategicamente da infraestrutura, dos serviços, da informação e da comunicação na gestão urbana para atender às demandas sociais e econômicas dos municípios.
Pacto federativo em Regente Feijó

Em Regente Feijó, a reunião contou com a participação do presidente da APM, Carlos Cruz, e prefeitos da região, que concordaram sobre a necessidade de uma reforma política e tributária sobre a distribuição dos recursos tributários.
Atualmente os municípios ficam apenas com uma parcela de 15% do bolo tributário. Esses recursos não são suficientes para custear serviços básicos, como educação e saúde. A mudança, popularmente conhecida como Pacto Federativo,  deve partir desse ponto, estabelecendo maior autonomia aos municípios, que sofrem com a sobrecarga de responsabilidade e carece de recursos para gerir a cidade.


Reuniões Preparatórias  

62º Congresso Estadual de Municípios  

 29 de janeiro – REGENTE FEIJÓ
02 de fevereiro – RIBEIRÃO PRETO
23 de fevereiro – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS   
02 de março – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
09 de março – BAURU
16 de março – CAMPINAS
23 de março   – CAPÃO BONITO