São Paulo se consolida como potência turística com projetos regionais inovadores

São Paulo continua a se destacar como um dos maiores polos turísticos do mundo, com um vasto potencial de desenvolvimento nas áreas de turismo, cultura e infraestrutura regional. O Estado, que abriga uma diversidade única de atrações e roteiros, busca cada vez mais integrar e fortalecer seus municípios turísticos, criando um ecossistema sustentável que impulsiona a economia local e atrai visitantes de todo o planeta.

No segundo painel do evento nesta quarta-feira (27), no Plenário Principal, com o tema “Turismo, Cultura e Desenvolvimento Regional”, o secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, detalhou as estratégias para explorar e expandir esse potencial e apresentou números do setor referentes ao primeiro semestre deste ano, como os 3,6 milhões de visitantes recebidos por meio de ônibus fretados e 41,5 milhões de passageiros circulando pelos 14 aeroportos paulistas. O turismo paulista também atraiu 1,4 milhão de visitantes internacionais.

Essa movimentação gerou um impacto direto nas atividades econômicas locais, com a abertura de 4.989 novas empresas e atividades turísticas nesse período. Lucena destacou ainda o recorde histórico de 49 milhões de turistas, em 2024, com a expectativa de ultrapassar os 50 milhões de visitantes neste ano.

O titular da pasta mencionou que foram entregues 309 obras e um repasse de R$ 697 milhões para os municípios turísticos. “O programa Credicoop, o maior programa de crédito para o turismo do Brasil, já atendeu 1574 empresas e 68 municípios, garantindo financiamento para o crescimento do setor”, explicou.

Além dos números expressivos, o Estado segue inovando com projetos, como o SP nos Trilhos, que abrange 11 circuitos de turismo ferroviário, e o turismo náutico, com a criação de 60 estruturas náuticas até 2033. Lucena também citou a criação da Rede Paulista de Trilhas, que será lançada em setembro. São mais de 300 trilhas catalogadas para promover o turismo de aventura e natureza.

O Programa Sabor de São Paulo, que apoia a gastronomia local, é outro marco no desenvolvimento do turismo paulista. Com 13 rotas gastronômicas mapeadas e diversos festivais, a gastronomia se consolida como uma das maiores atrações turísticas do Estado.

Lucena também ressaltou a importância de um turismo sustentável, que beneficie tanto os turistas quanto os residentes das cidades. “O turismo se faz onde a vida acontece, com identidade, inclusão e propostas que tragam benefícios para todos”, afirmou.

O prefeito de Águas de São Pedro e primeiro vice-presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), João Victor Barboza, abordou o impacto positivo do turismo nas cidades do estado, ressaltando que a economia criativa e sustentável deve ser explorada, especialmente no contexto do turismo. Ele trouxe exemplos concretos do crescimento do turismo em sua cidade, que, com a criação de eventos e a elaboração de um calendário anual, conseguiu aumentar significativamente as receitas municipais.

O presidente da Associação das Prefeituras de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp) e chefe do Executivo de Santa Clara d’Oeste, José Basílio de Faria, ressaltou a importância da união dos prefeitos e da implementação de parcerias estratégicas para o sucesso do setor, que tem se mostrado uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das cidades.

Integração com a cultura

Marília Marton, secretária de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas, destacou o impacto desse setor em diversos setores, lembrando que profissionais desse ramo não se limitam a artistas, mas incluem também aqueles que organizam eventos, filmam e até transmitem eventos, como esportivos e culturais. Para ela, a cultura é um elo que liga diferentes campos de atividade e que contribui diretamente para o desenvolvimento do turismo.

A titular da pasta também citou apoio de São Paulo aos municípios, com destaque para o fomento cultural e algumas mudanças para aperfeiçoar algumas ações, como a separar recursos específicos para cidades menos populosas, e ressaltou a colaboração com o Sebrae, que tem sido essencial na construção de dados e indicadores sobre a cultura.

O diretor técnico do Sebrae SP, Marco Vinholi, enfatizou a presença da instituição para apoiar as cidades empreendedoras, promover a capacitação e apoiar as políticas públicas, especialmente no que se refere à economia criativa e ao turismo. Ele também a necessidade de fomentar a educação empreendedora desde a infância até o nível universitário.

Totó Parente, secretário de Cultura da Cidade de São Paulo, destacou o papel fundamental do setor na economia paulista e seu impacto no turismo e trouxe dados que confirmaram o potencial da Capital, que concentra 53% dos empregos criativos do Estado

Durante o painel, o representante da Prefeitura detalhou a infraestrutura cultural do Município, que inclui 54 bibliotecas municipais, 32 salas de cinema (com 27 delas oferecendo programação gratuita), 20 casas de cultura, 20 teatros municipais e 12 museus. Ele também mencionou o grande impacto do Carnaval de São Paulo, que reuniu 16 milhões de pessoas e gerou R$ 3,4 bilhões em receita, além de 50 mil empregos diretos.

Totó também falou sobre a importância de eventos, como a Virada Cultural, que este ano teve mais de 1.600 apresentações em 24 horas e atraiu cerca de 5 milhões de pessoas, sendo aprovada por 90% do público. Por fim, destacou a segurança do evento, que foi garantida pela colaboração entre as forças de segurança municipais e estaduais.

Serviço

67° Congresso Estadual de Municípios

De 26 a 28 de agosto de 2025

Endereço: Praça Charles Miller, s/n Pacaembu, São Paulo – SP

Realização: Associação Paulista de Municípios – APM

Apoio Institucional: Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado e Mercado Livre Arena Pacaembu

Patrocínio Master: Loga e Comgás

Inscrições gratuitas e programação completa no site www.apaulista.org.br/67cem