A Saúde sempre é um dos tópicos mais importantes discutidos nas edições do Congresso Estadual de Municípios. Não foi diferente, na tarde desta terça-feira (9), no Auditório principal do Taiwan Centro de Eventos, em Ribeirão Preto-SP.
Com a presença de Ricardo de Carvalho Cavalli, superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, representando o Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, o tema do painel foi “custeio, financiamento e investimentos”. Cavalli ressaltou a importância do hospital e da Diretoria Regional de Saúde (DRS) durante sua fala.
“Nós temos feito esforços máximos para retomar as atividades do SUS (Sistema Único de Saúde) e temos contado com apoio irrestrito e total da secretaria. Nunca vimos um governo falar tanto em saúde e, agora, vamos tomar ações para melhorar e aumentar nossa oferta em saúde”, pontuou o superintendente.
A diretora da DRS Ribeirão Preto, Adriana Ruzene, foi a segunda figura de destaque durante o debate e falou sobre os investimentos significativos na Saúde de sua cidade, como a implementação do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em 2023. Já a secretaria de Saúde do município, Jane Aparecida Cristina, realizou um parâmetro entre os desafios encontrados no plano de melhorias à saúde em otimizar os recursos dentro das possibilidades cabíveis ao cenário atual de Ribeirão Preto.
“Entre os desafios existentes atualmente estão o envelhecimento da população e a carga de doenças críticas. Melhorar a fixação de profissionais de saúde no SUS e tornar a atenção primária mais atrativa e resolutiva também fazem parte das dificuldades, assim como lidar com a epidemia de transtornos mentais, considerando os números de óbitos por suicídio entre 2005 à 2022, entre outros”, relatou Jane.
O secretário executivo da Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Sérgio Okale, demonstrou preocupação em relação aos recursos destinados à saúde, tendo em vista que o estado gasta menos do que a população realmente utiliza, como pontuou em sua fala.
Leandro Pilha, ex-prefeito de Santa Rita do Passa Quatro, e Carla Albert, especialista em Saúde, destacaram que, em relação a financiamentos, “o foco é na diminuição das desigualdades para aumentar a eficiência dos serviços públicos e promover um desenvolvimento mais justo e equilibrado para toda a população”.
Texto: Nathalya Valladares, estagiária UNIFAE