Papel do setor na economia e no desenvolvimento dos municípios foi o centro do debate
Até dezembro deste ano, o estado de São Paulo deve ultrapassar a histórica marca de 49 milhões de turistas. A previsão é a de novos 46 mil novos postos de trabalho diretos e a da movimentação de R$ 304 milhões de reais. Os dados são da própria secretaria estadual de Turismo, divulgados no painel sobre o assunto durante o 66º Congresso Estadual de Municípios, promovido pela Associação Paulista de Municípios em Campos do Jordão.
É dentro desse cenário tão promissor que Leandro Corrêa, prefeito de Brotas e presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, a Aprecesp, exibiu um vídeo destacando os municípios e suas riquezas naturais, culinária, artesanato e hospedagem.
Murilo Pinheiro, prefeito de Nazaré Paulista e presidente da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, declarou que é importante encarar o turismo no mesmo patamar de importância de outros pilares, como saúde, educação e segurança.
O secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, abriu sua fala ressaltando a necessidade de se criar uma cultura de proteção às mulheres. “Desejo que sejamos o melhor estado do Brasil para se nascer e se crescer mulher. E, também que o Brasil seja o melhor país do mundo para isso”, declarou.
Lucena mencionou também a retomada de voos entre os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de São José dos Campos. Os voos iniciarão no próximo dia 27. “São José dos Campos passa a se conectar não apenas com o Rio de Janeiro. Por meio da capital fluminense, serão outros 12 destinos”, lembrou. “É parte do conjunto de entregas de outros aeroportos regionais, como os de Araraquara e Franca”, arrematou.
Também participaram do painel Nicolino Bozella, gerente de Relações Institucionais da Embratur; Aristides Salomão de La Plata Cury, vice-presidente do Núcleo de Turismo; Toni Sando, Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau; Jarbas Favoretto, presidente da Associação de Municípios Turísticos (Amitur) e Aline Delmanto, Consultora de Turismo do Sebrae-SP.