61º Congresso Estadual de Municípios: homenageado, Ziulkoski pede senso de organização aos prefeitos

Homenageado durante o Congresso com o troféu Mérito Municipalista, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, destacou a necessidade de os Prefeitos se organizem para mudar país.

“Ficar só no Gabinete atendendo pedido de cargos comissionados não resolve os problemas das prefeituras”, disse.

O presidente da CNM ainda afirmou que, para que os deputados e senadores ajudem os municípios, é preciso que eles tenham conhecimento do baixo valor da verba de repatriação que é recebida pelas prefeituras. “O estado de São Paulo tem 12% desta verba [de repatriação], e o valor que vem para os municípios é o fruto de nossa luta em Brasília”, declarou.

O palestrante também lembrou da XX Marcha de Prefeitos à Brasília, que em 2017 completa 20 anos. “Os municípios brasileiros possuem um grande volume de recursos empenhados em seu favor no Orçamento Geral da União (OGU) de anos anteriores, os chamados restos a pagar (RAP). Esta é uma luta de anos da CNM”, disse.

A XX Marcha de Prefeitos à Brasília acontecerá entre 15 e 18 de maio. O evento já tem 3500 prefeitos inscritos para participarem. “Toda a arrecadação vai para Brasília, precisamos fazer existir a federação Brasileira”, encerrou Ziulkoski.

Em seguida, o Presidente da CNM recebeu o troféu Mérito Municipalista entregue pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin