65° CEM terá programação abrangente em três Auditórios e Espaço SEBRAE

São esperados cerca de 4 mil participantes representando os 645 municípios paulistas. Serão mais de 40 temas e 200 convidados que farão palestras e participarão de discussões em 4 palcos

O mais tradicional evento municipalista do País está de volta a Ribeirão Preto depois de 42 anos.  A 65ª edição do Congresso Estadual de Municípios, realizada pela Associação Paulista de Municípios (APM) promete ser a maior de todos os tempos, reunindo milhares de lideranças e gestores públicos municipais, estaduais e federais para discutir soluções imediatas aplicáveis nas cidades. Com o tema “Município Forte. País Desenvolvido”, contará com palestrantes de alto nível em uma programação abrangente.

Ao todo serão quatro grandes espaços de discussões, sobre temas que afetam a vida de todos. O auditório principal, que recebeu o nome de Governador Franco Montoro, contará com discussões temáticas e participação das autoridades do estado de São Paulo e do Governo Federal. Nos auditórios 2 e 3, a APM convidou especialistas de diferentes áreas para aprofundar temas e trocar com o público presente.

Já no espaço Cidade Empreendedora SEBRAE, as discussões continuam com os técnicos da instituição e gestores públicos convidados, que trarão boas práticas e temas pertinentes ao desenvolvimento das cidades e valorização do empreendedorismo.

O presidente da APM, Fred Guidoni, explica que a intenção foi tratar no auditório principal os assuntos mais caros ao universo político, abordando os grandes temas do municipalismo e tratar, em profundidade, os temas mais técnicos na programação ampliada. “Com este sistema, abrigamos no Congresso os gestores eleitos e também secretários e técnicos que podem aproveitar a ocasião para aprimorar conhecimentos, trocar experiências e fazer novos contatos, fortalecendo assim o protagonismo da administração pública municipal, na relação com os demais entes federados”, destaca.

Prêmio Franco Montoro

 A Associação Paulista de Municípios traz mais uma novidade para os municípios: a criação do Prêmio Governador Franco Montoro. O prêmio leva em conta os resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em 2021.

Foram analisadas as contas de 612 dos 645 municípios paulistas, que enviaram todos os dados ao sistema público até o dia 27 de abril de 2023. Para definir o prêmio, a APM contratou um sistema de análise já consagrado e que serve de base para a confecção de outros índices de responsabilidade fiscal e social no país. O objetivo é o de estimular e disseminar a cultura da responsabilidade administrativa entre as prefeituras.

O prêmio é também uma homenagem ao saudoso governador André Franco Montoro. Foi em seu mandato, entre 1983 e 1987, que os municípios começaram a ter o protagonismo impulsionado e reconhecido, graças a dois conceitos que nortearam a atuação deste inesquecível governador: a descentralização e a participação.

Antes mesmo da Promulgação da Constituição em 1988, Montoro não cansava de repetir que “ninguém vive no Estado ou na União: as pessoas vivem nos municípios”, um lema que fincou na política brasileira um caminho inovador. “As razões são bastante simples de serem percebidas. Montoro era um democrata e, como tal, para ele a política só tinha sentido se assegurasse a convivência social e o respeito ao ser humano, na ordem pública”, afirma o presidente da APM, Fred Guidoni.

Programação intensa

A busca constante de atualização e formação de gestores também será destaque no congresso. A APM lança no 65º Congresso Municipal uma nova área de atuação que objetiva ampliar a parceria com os gestores municipais estabelecendo pontes entre as prefeituras e empresas públicas ou privadas, em busca de soluções modernas e eficientes.

Com equipe técnica, qualificada e experiente, o programa APM Soluções perpassa temas ligados à gestão, a qualidade dos serviços públicos, liderança e modernização administrativa. Para o presidente da APM, Fred Guidoni, a APM Soluções traduz o novo espírito da mais antiga associação de municípios do país. “Entramos numa nova fase onde incentivaremos novas parcerias e disponibilizaremos a estruturação técnica de projetos, amparando a tomada de decisão dos gestores municipais e oferecendo às cidades visão de futuro e projetos estratégicos em prol do desenvolvimento dos municípios do nosso estado”.

Durante o Congresso Estadual de Municípios os participantes poderão visitar o espaço APM Soluções e conhecer em profundidade os pilares de atuação, os parceiros e soluções da iniciativa. “Esperamos vocês para conhecer o portfólio de soluções, e reiteramos que a APM é parceira dos prefeitos e prefeitas, secretários e gestores públicos de todas as pastas que desejam caminhar no desenvolvimento do seu território”, afirma Beatriz Gusmão, responsável técnica pelo programa.

Outro braço do APM Soluções é a formatação de cursos, via EAD e Presencial, para os servidores municipais e gestores públicos. Para isto, a Associação Paulista de Municípios firmou parceria com o Instituto Paulo Ziulkoski, que já tem expertise na área.  Em média, serão dois cursos mensais a partir de junho de 2023. Trazendo para os gestores paulistas tais cursos, a APM reforça o seu compromisso com a eficiência da administração pública.

Sobre a APM

A Associação Paulista de Municípios é uma das mais antigas associações de representação dos municípios, criada em 1948. Ao longo desses anos, a APM tem cumprido seu papel político na sociedade como entidade suprapartidária, assessorando os municípios nas questões técnico-administrativas, na organização dos serviços públicos e na defesa dos seus interesses, diante dos Poderes Executivos e Legislativos, do Estado e da União, em busca da emancipação política e financeira.


Serviço

65° Congresso Estadual de Municípios

De 9 a 11 de Maio de 2023

Local: Taiwan Centro de Eventos

Endereço: Av. Dr. Francisco Gugliano, 2710 | Royal Park.

A programação completa você acessa no site www.apaulista.org.br