
O presidente da APM, Carlos Cruz, está em Andradina para o I Fórum de Resíduos Sólidos Urbanos, realizado pelo Ciensp (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo). Acontece nesta terça, 29, na Câmara Municipal.
O evento, que reúne gestores de 17 cidades, vai debater soluções ambientais para os aterros sanitários dos municípios.
Desde que assumiu a prefeitura de Andradina, a prefeita Tamiko Inoue vem realizando estudos para que a cidade mantenha a atual qualidade de coleta e destinação do lixo, que é avaliado como um dos melhores do País.
Além da participação além dos municípios, está prevista a participação do Governo do Estado, das empresas que tem interesse e tecnologia, e da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), responsável pelas diretrizes dos aterros.
A Ciensp se preocupa com o tema já que muitos municípios têm seus aterros com licença de operação vencida e dificuldades de conclusão do próprio aterro, além da necessidade da inserção de novas tecnologias, para reaproveitamento do lixo gerado.
Estudos do Estado vêm apontando como uma melhor solução a regionalização do serviço, devido aos custos e da atenção que se deve dar ao projeto, o que pode ser feito através de consórcios e associações, como é o caso da Ciensp, diminuindo os custos, facilitando à logística e resolvendo os problemas de forma conjunta.
SERVIÇO
I Fórum de Resíduos Sólidos Urbanos
Data: 29 de setembro, às 9h
Realização: Ciensp (Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo)
Local: Câmara Municipal de Andradina

