O presidente da APM, Carlos Cruz, recebeu nesta semana a Medalha José Bonifácio e o Diploma de Reconhecimento por ações benéficas à cidade de São Paulo. A celebração, no Salão Nobre da Câmara Municipal, foi proposta pelo vereador Rodrigo Goulart (PSD).
A homenagem foi em comemoração à Independência do Brasil, e também em agradecimento aos trabalhos sociais prestados pela comunidade maçônica do Estado.
“É um prêmio importante em uma data importante. Estamos na semana da Independência e todos sabem que os Maçons tiveram um papel fundamental nesse processo. E eles participam até hoje da história política e social do País. Para mim é uma honra presidir essa sessão”, disse Rodrigo Goulart.
Carlos Cruz reforçou a importância histórica das lojas maçônicas, e o legado delas para a sociedade.
“Além do seu papel histórico, político e filosófico, a Maçonaria tem esse trabalho voltado às áreas sociais, como educação e saúde, entre outras”, afirmou o presidente da APM.
Importância da Maçonaria
Historiadores apontam a Maçonaria como protagonista da Independência do Brasil.
As lojas maçônicas, inclusive, discutiram e aprovaram algumas das decisões mais importantes que levariam ao emblemático 7 de Setembro de 1822.
O Dia do Fico, meses antes, em janeiro daquele mesmo ano, talvez seja o maior exemplo dessa influência; além, é claro, da aclamação do imperador Dom Pedro como Grão-Mestre.

