Ribeirão Preto: desafios da gestão de uma das maiores cidades do interior paulista

Considerada a 7ª cidade mais empreendedora do país pelo Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (Isdel 2.0), divulgado no último mês de maio, Ribeirão Preto é sede de uma região metropolitana que concentra 34 municípios e mais de 1,75 milhão de habitantes, rica em oportunidades, com forte destaque para os setores de agronegócios, comércio, saúde, educação e tecnologia.

Com uma economia pujante e diversificada, Ribeirão Preto é reconhecida como polo de desenvolvimento regional, mas nem mesmo sua força e liderança no interior do estado a desobrigam de enfrentar os desafios que se impõem a outros municípios de grande porte Brasil afora e cuja superação exige dedicação, criatividade e competência.

Passado o período mais crítico da pandemia, que demandou a adoção de uma série de medidas políticas e administrativas pautadas à luz da ciência e do conhecimento, a cidade vê novas oportunidades de emprego sendo geradas e figura como a terceira em número de vagas de trabalho no estado de São Paulo no mês de abril, com saldo positivo de 2.013 novos postos, atrás apenas da capital paulista, com 12.818 vagas, e de Campinas, com 2.182.

O prefeito Duarte Nogueira credita a rápida recuperação à própria vocação da cidade, que superou crises de grandes proporções em seus 166 anos de vida, mas também a algumas ações da administração municipal que visam deixar como legado à população uma Ribeirão Preto preparada para encarar as próximas décadas.

“Temos trabalhado muito para fomentar o empreendedorismo, para fortalecer nossa economia, para minimizar os efeitos da pandemia, mas principalmente para criarmos uma nova cultura em Ribeirão Preto, colocando em prática os seis eixos que norteiam as grandes metrópoles do mundo”, aponta Nogueira.

O chefe do Executivo se refere aos eixos de segurança pública, mobilidade urbana, saneamento básico, destinação final de resíduos, sustentabilidade e empregabilidade, e reconhece o papel decisivo do poder público na busca de soluções, destacando duas dessas áreas que receberam atenção especial ao longo de sua gestão.

“No eixo segurança pública, estamos implantando o programa Guardiões da Cidade, com 102 câmeras de segurança. São 40 na região central e outras 62 nas entradas e saídas da cidade. Já na área de mobilidade urbana, estamos investindo mais de meio bilhão de reais no programa Ribeirão Mobilidade, que tem mais de 30 projetos de intervenção viária para garantir acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população”, explica o prefeito.

As câmeras de segurança do programa Guardiões da Cidade serão integradas ao programa Detecta, software de monitoramento inteligente desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O sistema é capaz de detectar e alertar os órgãos de segurança rapidamente sobre veículos suspeitos de roubo ou furto e até mesmo aqueles envolvidos em outras ocorrências de interesse de segurança, facilitando a atuação no intuito de proteger o cidadão ribeirão-pretano.

O programa ainda permitirá que outras câmeras particulares (como de associações de bairros, por exemplo), desde que atendidos os requisitos técnicos mínimos, integrem o sistema, aumentando ainda mais a área de cobertura.

“As câmeras multiplicarão os olhos da sociedade e despertarão na cidade um estado de vigilância permanente. De um lado, para a população, uma sensação maior de segurança, e por parte de eventuais criminosos que queiram realizar algum delito, a certeza de que ao entrar ou sair de nossa cidade estarão sendo vistos e vigiados. Isso eleva as condições de reduzirmos as oportunidades de crime”, explica Nogueira.

Quanto ao Programa Ribeirão Mobilidade, 12 dos mais de 30 projetos de intervenção viária já estão prontos e fazendo a diferença na vida da população. Entre as obras já entregues estão corredores de ônibus, ciclovias, ampliação e duplicação de avenidas, adequações viárias em pontos estratégicos, passarela, pontes, viadutos e mais de 500 quilômetros de asfalto novo.

“Atualmente, temos em execução um túnel com 381 metros de extensão, novos viadutos e corredores de ônibus interligando as principais avenidas da cidade. Ao todo, serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros, que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público. Costumo dizer que os problemas do Brasil são os problemas das cidades brasileiras. Em Ribeirão Preto, estamos conseguindo resolver os problemas das pessoas, e com essa experiência, contribuímos também para solucionar os problemas do nosso país”, finaliza o prefeito.