Assinatura aconteceu na abertura da Virada ODS, em São Paulo
A implementação da Agenda 2030 nos Municípios do Estado de São Paulo foi destaque na abertura da Virada ODS, nesta sexta (8 de julho) com a assinatura de um protocolo de parceria, para fazer chegar aos 645 municípios do Estado os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Além da APM assinaram o protocolo a Frente Nacional de Prefeitos e as três universidades paulistas: USP, UNESP e UNICAMP. O documento demonstra o interesse mútuo destas entidades em unir esforços e implementar a Agenda ODS nos municípios do território paulista para que “ninguém seja deixado para trás”.

“Com o conhecimento gerado pelas pesquisas acadêmicas, articulação política e o fortalecimento do diálogo das esferas estaduais e municipais, poderemos avançar para que, de fato, a qualidade de vida da população do território paulista seja transformada, positivamente”, afirma Fred Guidoni.
O objetivo é implementar nas cidades paulistas a Agenda 2030, ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas para erradicar a pobreza e conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo.
Durante o evento foi entregue o 2º Relatório de Acompanhamento dos ODS do estado, elaborado por 26 instituições governamentais integrantes da Comissão Estadual ODS e assinado, pela Secretaria de Governo de São Paulo.

Para o governador Rodrigo Garcia “São Paulo é um estado que pratica o desenvolvimento sustentável. Não adianta só os governos estarem preparados para orientar o seu orçamento e as suas políticas públicas em relação a este tema. É fundamental que a sociedade tenha essa agenda permanente em suas ações e passe a exercer o controle social para mobilizar Governos”, disse.
Compromisso
O Estado de São Paulo assumiu o compromisso de implantar os ODS durante o lançamento da Agenda 2030 na ONU, em 2015, quando se comprometeu a implementá-los em todo o território paulista. Desde 2016, o governo estadual alinha os Planos Plurianuais (PPA) aos ODS.
Em 2018, a criação da Comissão Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, vinculada à Casa Civil, passou a contribuir na implementação de estratégias, programas e ações para o avanço das metas. São exemplos dessa frente, o restauro e a ampliação do Museu do Ipiranga, o Novo Rio Pinheiros (Sabesp, Emae e outros órgãos), o programa Respeito à Vida, do Detran.SP, o Meu Emprego – Trabalho Inclusivo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a campanha Imigrante, São Paulo Te Acolhe, da Secretaria de Justiça e Cidadania.
O 2º Relatório ODS estará disponível em breve no site da ONU e mostrará as metodologias de trabalho desenvolvidas durante a pandemia da COVID-19 nos anos de 2020 e 2021.
A Virada ODS
O evento continua até o dia 10, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera e em mais nove polos da cidade. Promovido pela prefeitura de São Paulo, o objetivo é conscientizar e engajar a população a respeito das metas de sustentabilidade, com atividades culturais, educativas, feiras de negócios, hackathon e um congresso internacional. A programação completa, em cada localidade, está disponível no site oficial da Virada: https://viradaodssp.sp.gov.br/

