APM sedia reunião do Conselho de Consumidores da Enel

Conselpa reuniu lideranças e representantes das cidades da Região Metropolitana de São Paulo na manhã desta quarta-feira (19)

A sede da Associação Paulista de Municípios em São Paulo recebeu, na manhã desta quarta-feira (19/6), a reunião do Conselho de Consumidores da Enel Distribuição São Paulo (Conselpa), concessionária responsável pela iluminação pública e distribuição de energia para os municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

O encontro contou com a presença de lideranças e representantes dos 24 municípios da Grande São Paulo, que puderam tratar com a direção da empresa, na figura do presidente Guilherme Lencastre, as questões ligadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final da classe Poder Público.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Conselpa tem o objetivo de estabelecer um canal de comunicação entre os consumidores de energia elétrica e a distribuidora, no sentido de diagnosticar as necessidades dos consumidores; criar condições para o surgimento de propostas que visem à melhoria dos serviços de fornecimento de energia elétrica, no que diz respeito à qualidade, quantidade e preços; representar os interesses de todas as classes de consumidores de energia elétrica, questões junto à distribuidora, analisando e avaliando as questões ligadas ao fornecimento, custos, tarifas, preços e qualidade dos serviços prestados; e levar ao conhecimento da Aneel as reivindicações e propostas de melhorias na prestação de serviços da distribuidora.

Por sua importância e representatividade junto aos municípios, a APM possui um assento no Conselpa, hoje ocupado pela liderança municipalista e secretária geral do conselho da Associação, Dalva Christofoletti.

Diálogo e eficiência

Lencastre apresentou o plano de trabalho e contingência da Enel para os prefeitos e representantes dos 24 municípios da Grande São Paulo. Também participaram da reunião integrantes de órgãos como o Procon-SP, Fecomércio SP e Governo do Estado, entre outros.

O Presidente da APM, Marcelo Barbieri, abriu os trabalhos enfatizando o empenho de Dalva, Secretária Geral da Associação e representante da entidade no Conselpa, para a realização daquele encontro. “Estamos de portas abertas e queremos colaborar, com nossa força institucional, para que ampliemos o diálogo com a nova direção da Enel e criemos condições de cooperação entre a concessionária e os municípios da Região Metropolitana”, disse.

Um dos principais assuntos tratados na reunião foi a necessidade de maior eficiência na poda de árvores, cujas quedas têm provocado muitos transtornos e faltas de energia de longa duração, sobretudo na capital paulista. “Com certeza é necessário mais eficiência nesse serviço, cuja demora pode prejudicar milhares de pessoas. Um dos caminhos é firmar mais parcerias com as prefeituras da região e aumentar a troca de informações. Terminamos o dia com um diálogo aberto, o que é muito importante e beneficiará toda a população”, afirmou Marcelo Barbieri.