A Associação Paulista de Municípios (APM) já conta com uma nova diretoria. A posse aconteceu nesta segunda-feira, dia 6. A nova chapa, eleita no último dia 20 de dezembro para o quadriênio 2025-2028, tem na presidência Fred Guidoni, ex-prefeito de Campos do Jordão. A nova gestão foi definida após a eleição da chapa “APM Unida: A Força do Municipalismo”, em um processo marcado pela aclamação e unanimidade.
A chapa é formada por integrantes de diversos partidos. O presidente do Conselho Deliberativo, Luiz Fernando Arantes Machado, ex-prefeito de Jundiaí, salientou a importância dessa união: “A APM vai ter um protagonismo enorme nos próximos anos e liderar pautas como a reforma do Pacto Federativo e as atribuições cada vez maiores de Municípios com incapacidade de seu financiamento, enfim um desafio enorme”.
Fred Guidoni retorna à presidência da APM, posição que ocupou anteriormente de 2021 a abril de 2023. Durante sua gestão anterior, destacou-se pelo fortalecimento de parcerias institucionais e pela ampliação de eventos como o Congresso Estadual de Municípios. Ao assumir o novo mandato, Guidoni reforçou o compromisso com a união e a defesa do municipalismo: “Nós vamos juntos fazer a união do municipalismo paulista. E garantir a sua força para o mais importante: levar o benefício para a porta das casa das pessoas. Contem com o nosso trabalho para representar e fortalecer os municípios de São Paulo.”
Gustavo Reis, primeiro Vice-presidente e ex-prefeito de Jaguariúna, saudou os novos gestores e destacou a preocupação da APM com relação aos riscos para empresas e trabalhadores do estado diante de mudanças na Reforma Tributária e nos benefícios do ICMS. A segunda Vice-presidente, Suéllen Silva Rosim, prefeita de Bauru, prevê novas conquistas para os municípios paulistas através da atuação da APM.
Conheça os membros que compõem a diretoria administrativa, conselhos e comissão:
Diretoria Administrativa
• Presidente: Fred Guidoni – ex-prefeito de Campos do Jordão
• 1º Vice-Presidente: Márcio Gustavo Bernardes Reis – ex-prefeito de Jaguariúna
• 2º Vice-Presidente: Suéllen Silva Rosim – Prefeita de Bauru
• 3º Vice-Presidente: Alberto Mourão – Prefeito de Praia Grande
• 4º Vice-Presidente: Rogério Lins Wanderley – Prefeito de Osasco
• Secretário Geral: Rômulo Luís de Lima Ripa – ex-prefeito de Porto Ferreira
• 1º Secretário: Wagner Bento da Costa – prefeito de Pariquera-Açu
• Tesoureiro Geral: Waldemar Junqueira Ferreira Neto – ex-prefeito de Águas da Prata
• 1º Tesoureiro: Cândido Murilo Pinheiro Ramos – ex-prefeito de Nazaré Paulista
Conselho Deliberativo
• Presidente: Luiz Fernando Arantes Machado (ex-prefeito de Jundiaí)
• Conselheiros: Lucas Pocay Alves da Silva (ex-prefeito de Ourinhos), Felipe Augusto (ex-prefeito de São Sebatião); Paula Oliveira Lemos (ex-prefeita de Barretos), Manoel Ironides Rosa (ex-Prefeito de Bastos), Edson José Marcusso (ex-Prefeito de Boituva), Tiago Ricardo Ferreira (ex-Prefeito de Campina do Monte Alegre), Dieb Taha (ex-prefeito de Colina), Itamar Gomes Bueno (Prefeito de Cravinhos), Thales Gabriel Fonseca (Prefeito de Cruzeiro), Ruy Diomedes Favaro (Prefeito de Dois Córregos), Fernando Henrique Capato (Prefeito de Holambra), Wilson Almeida Lima (Ex-Prefeito de Iguape), José Alexandre Pereira de Araújo (ex-Prefeito de Aguaí), Otavio Augusto Giantomassi Gomes (ex-Prefeito de Ilha Solteira), Mario Celso Botion (ex-prefeito de Limeira), Luciano Francisco de Godoi Lopes (Prefeito de Lindóia), Marco Antonio de Oliveira (ex-prefeito de Morungaba), Jurandir Barbosa de Morais (Prefeito de Nova Aliança), Carlos Sussumi Ivama (Prefeito de Alto Alegre) Ednilson Cazellato (ex-prefeito de Paulínia), Rodolfo Hessel Fanganiello (Prefeito de Paranapanema), Silvio Martins (ex-prefeito de Pradópolis), William Landim da Silva (ex-Prefeito de Bananal), Braz Rodrigues (ex-prefeito de Rincão), José Basílio de Faria (Ex‑Prefeito de Santa Clara d’Oeste), Carlos Augusto Chinchilla Alfonzo (Prefeito de Santa Isabel), Osmar Sampaio (Ex-Prefeito de Santa Rita d’Oeste), Rubens José Belão (ex-Prefeito de Três Fronteiras), Ivana Maria Bertolini Camarinha (Prefeita de Pederneiras), Alexandre Tassoni Antonio (ex-Prefeito de Tupi Paulista).
Conselho Fiscal
• Conselheiros: Clodomiro Toledo Júnior (Prefeito de Santo Antônio do Pinhal), Fernando Fiori de Godoy (ex-prefeito de Holambra), Marcelo de Souza Pecchio (ex-Prefeito de Quatá).
Comissão de Sindicância
• Comissários: Maria da Graça Zucchi Moraes (ex-Prefeita de Itirapina), Ana Lúcia Bilard Sicherle (ex-Prefeita de São Luiz do Paraitinga), Oscar Gozzi (ex-Prefeito de Tarumã).
Sobre a APM
Fundada em 1948, a Associação Paulista de Municípios é a representante legítima dos 645 municípios do estado de São Paulo. Com mais de 75 anos de história, a entidade foi pioneira em movimentos nacionais e estaduais para mudanças legislativas em benefício da bandeira municipalista, consolidando-se como uma força indispensável na defesa dos interesses municipais.