Por Mabilia Souza
Da Agência CNM de Notícias
Campinas recebe na manhã desta terça-feira, 15 de julho, cerca de mil gestores municipais em busca de conhecimentos técnicos. A capacitação, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), acontece pela primeira vez e trouxe até o Município paulista mais de 10 especialistas para qualificar os participantes dos mais de 600 Municípios do Estado. A expectativa é que o Conexão CNM aconteça em todos os Estados do Brasil.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, abriu a programação de forma remota, pois acompanha em Brasília a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023. Ziulkoski pediu o apoio de todos os gestores paulistas para que entrassem em contato com os parlamentares pela aprovação da matéria. Além disso, falou sobre a iniciativa e convidou os gestores para aproveitarem com sabedoria a qualificação proposta pela CNM. “Peço desculpas por não poder estar aí pessoalmente com vocês, mas espero que todos possam aproveitar profundamente nossos técnicos que estão aí para levar conhecimento”, disse.
O evento ocorre em parceria com a Associação Paulista de Municípios (APM), e Ziulkoski agradeceu ainda ao presidente da entidade estadual, Fred Guidoni. “Agradeço ao Fred que está aí liderando o evento que tanto foi planejado por nós. Estamos à disposição e vamos juntos aproveitar e qualificar cada vez mais nossos Municípios”, finalizou.
Antes da abertura, a Agência de Notícias da CNM conversou com o presidente da APM, que falou sobre a alegria de receber o primeiro evento da série que deve percorrer todo o Brasil. “Nós temos que parabenizar essa iniciativa do nosso presidente Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios, nossa grande liderança do municipalismo nacional, de trazer para São Paulo essa primeira edição do Conexão CNM. Esse é um evento que visa, além da discussão dos temas do movimento municipalista, capacitar, informar e formar os gestores municipais”, agradeceu o líder estadual.
O evento, que teve início às 9h da manhã, distribuiu os gestores em salas para uma verdadeira imersão nos temas do cotidiano das administrações locais. Em conversa com a Agência de Notícias da CNM, o presidente de um consórcio e prefeito do Município de Bananal (SP), Dr. William, explicou que, além dele, outros três servidores do Município estão presentes no evento em busca de qualificação. “Comigo, eu trouxe uma servidora do Jurídico, uma de Finanças e uma engenheira para ouvir sobre Saneamento e eu vim participar especificamente da palestra sobre consórcios. Nosso objetivo é buscar conhecimento, buscar qualificação para que a gente possa levar esses conhecimentos para nosso Município, para nossa comunidade e fazer política pública com qualidade e que chegue na ponta”, destacou o gestor.
Outro participante que relatou a expectativa para o evento foi o presidente da Câmara de Vinhedo (SP), Márcio Melle. “Este evento é muito importante para a capacitação e depois de sair daqui tanto o poder legislativo quanto o executivo possam unir forças para governar nosso Município”, avaliou. O gestor da área de Finanças do Município de Santa Fé do Sul (SP), Fabiano de Oliveira, explicou o que o trouxe ao evento. “Viemos aqui hoje para saber mais sobre Reforma Tributária, que é uma coisa nossa, mas que ao mesmo tempo já vem sendo debatida há muito tempo e os Municípios estão procurando se adequar às expectativas da Reforma”, ponderou.
Dentre as demais áreas que podem ser buscadas pelos gestores estão Saúde, Educação, Saneamento, Assistência Social, Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Consórcios, Legislativo Municipal, Pauta Municipalista, Previdência e Jurídico. O Conexão CNM segue durante todo o dia de hoje e termina amanhã, 16, com trocas de experiências e espaço para sanar dúvidas dos participantes.
Acompanhe a cobertura completa pelo site e pelas redes sociais da CNM e da APM.