MPSP e APM realizam pesquisa com prefeituras sobre respostas municipais às emergências climáticas

Gestores receberão formulário on-line desenvolvido pelo Ministério Público de São Paulo para conhecer desafios do setor e boas práticas existentes

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Associação Paulista de Municípios (APM) realizarão, junto aos prefeitos do Estado, uma pesquisa para compreender e caracterizar o cenário atual das gestões públicas em relação à resposta municipal às emergências climáticas e desastres.

Os prefeitos receberão, por e-mail, um formulário colaborativo e diagnóstico, que servirá para o MPSP identificar os desafios e as boas práticas existentes, permitindo traçar um panorama preciso e, assim, desenvolver estratégias de apoio e aprimoramento contínuo das políticas públicas em nível local. As questões deverão ser respondidas até o próximo dia 31 de agosto.

“Mais uma vez a APM e o Ministério Público unem forças para beneficiar os gestores públicos paulistas e, sobretudo, a população. Esse questionário tem o objetivo de conhecer o que os municípios já estão fazendo sobre as emergências climáticas e desastres naturais em nosso estado. Isso vai diagnosticar como está o nosso estado em tempo real nessa questão, permitindo o planejamento de investimentos e parcerias públicas nos lugares certos”, explica o presidente da APM, Fred Guidoni.

A assessora para a área de meio ambiente e mudanças climáticas do Centro de Apoio Operacional Cível do MPSP (CAO Cível), Dra. Tatiana Serra, coordena o estudo e solicita a colaboração dos gestores públicos paulistas. “É importante que o formulário seja preenchido com as informações reais do município, e que haja um trabalho conjunto entre as secretarias para o levantamento de dados, para que a gente identifique e diagnostique uma real situação de cada município. Com isso, o Ministério Público vai poder mapear toda a estrutura existente e trabalhar, junto aos promotores de justiça e ao governo estadual, para aprimorar o trabalho que já é realizado pelos municípios e prefeitos e prefeitas”.

Em caso de eventuais dúvidas, os gestores podem entrar em contato com a APM pelo e-mail apaulista@apaulista.org.br ou pelo telefone/WhatsApp (11) 2165-9999, ou com o MPSP por meio do endereço eletrônico caouma@mpsp.mp.br ou telefones (11) 3119-9524 / 3119-9525.