Inteligência artificial pode ser principal aliada na aplicação das políticas públicas

Tecnologia e inteligência artificial foram temas que permearam discussões nas arenas do congresso na manhã desta quinta-feira (28)

A utilização da inteligência artificial pode ser a principal aliada dos gestores no atual cenário para a aplicação das políticas públicas. O tema multidisciplinar pautou as discussões de diversas áreas, com especialistas de cada segmento, nas arenas do 67⁰ Congresso Estadual dos Municípios, na manhã desta quinta-feira (28). Promovido pela Associação Paulista dos Municípios, o evento ocorre esta semana na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo.

Após quase 70 anos de realização, é a primeira vez que o Congresso Estadual dos Municípios tem como sede a capital paulista. Em sintonia com a dimensão do mais tradicional evento municipalista do País, os temas e palestrantes referendaram a excelência do congresso. Os gestores públicos e suas equipes tiveram a oportunidade de participar de discussões alinhadas ao panorama contemporâneo, com projeções a curto, médio e longo prazos.

Áreas como segurança e comunicação institucional podem ser potencializadas e apresentar mais eficiência com a utilização de novas tecnologias e inteligência artificial. O painel “Inteligência artificial na Comunicação” apostou no aprimoramento da coleta de dados para melhor gerir e comunicar. “A grande tendência da I.A. no mercado é a incorporação de ferramentas na prática pública para avaliar o sentimento da população, coletar mais dados produzidos e transformá-los em políticas públicas. Nosso Estado precisa incorporar ferramentas para se consolidar como locomotiva de liderança tecnológica”, salientou Giuliano Salvarani, consultor e estrategista político.

Já na palestra “Como a IA está armando o cibercrime”, ministrada pelo CEO e fundador da Elytron Cybersecurity, Felipe Galofaro, foi pontuado que a balança está pendendo de forma negativa, já que os criminosos têm investidos mais em tecnologias do que o poder público, de forma geral. Para ilustrar, o palestrante citou um golpe de US$ 35 milhões em uma empresa chinesa, com a utilização de deep fake se passando pelo responsável pela empresa numa chamada de vídeo com colaboradores. “A I.A. acelera vários processos que eram morosos, mas é preciso mais investimentos. Hoje é o segundo melhor dia para segurança cibernética, já que o melhor foi ontem”, concluiu.

67º Congresso Estadual de Municípios

▪ Realização: Associação Paulista de Municípios – APM
▪ Apoio institucional: Prefeitura de São Paulo e Mercado Livre Arena Pacaembu
▪ Patrocínio Master: LOGA e COMGÁS
▪ Apoio: Serpro, SEBRAE, CNM, UVESP, AMMPESP, AMVALE, PROCON SP, CDHU, Desenvolve SP, IPEM, FDE, Governo do Estado de São Paulo
▪ Patrocínio: Banco do Brasil, CAIXA, OM30, Vivo, Editora Munera, Sabesp, Ecourbis Ambiental, Prodam, Prodesp, Sentinel X, Itaú, Necta Gás Natural