APM realiza homenagens a lideranças municipalistas marcantes no encerramento do 67º Congresso Estadual de Municípios

Durante o encerramento do 67º Congresso Estadual de Municípios, três figuras emblemáticas do municipalismo brasileiro foram agraciadas com homenagens em razão da importante atuação e o impacto de suas contribuições no fortalecimento das cidades e da democracia local.

O primeiro a ser celebrado foi Wilson José, o mais longevo presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), figura que dedicou mais de 50 anos à luta em prol dos municípios. Nascido em Orlândia e com forte atuação política em Avaré, Wilson escolheu São Paulo como sua base para viver e formar sua família, além de brilhar como comunicador e se consolidar como um dos grandes nomes do municipalismo.

O secretário de Mobilidade Urbana e Transporte da cidade de São Paulo, Celso Caldeira, recebeu esse reconhecimento em memória da família do ex-presidente da APM, que enalteceu destacou o legado de Wilson José como um pilar fundamental na história do municipalismo paulista e do Brasil.

Outro momento especial foi a homenagem à professora universitária, servidora Dalva Christofoletti, uma das pioneiras na luta pelo protagonismo feminino na política municipal. Ex-diretora-executiva da APM, ela foi uma das primeiras mulheres a ocupar cargos de liderança em um cenário predominantemente masculino. Sua dedicação ao fortalecimento dos municípios é reconhecida em todo o Brasil, especialmente pelo seu trabalho na fundação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em 1992.

Dalva também ficou conhecida por um gesto de coragem nos anos 1980, quando denunciou a ausência de sanitários femininos no Senado, uma reivindicação que só seria atendida em 2016.

A última homenagem foi dedicada a Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), uma figura central do municipalismo brasileiro há mais de duas décadas. Ex-prefeito de Mariana Pimentel (RS), Paulo é o idealizador da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e responsável por mobilizações históricas que visaram melhorar a arrecadação e os direitos das prefeituras, como a famosa luta pelo aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2003.

O presidente da APM, Fred Guidoni, destacou o papel fundamental desses líderes na construção de um Brasil mais justo e igualitário, onde os municípios são protagonistas no processo de desenvolvimento e na garantia de qualidade de vida da população brasileira.

Serviço

67° Congresso Estadual de Municípios

De 26 a 28 de agosto de 2025

Endereço: Praça Charles Miller, s/n Pacaembu, São Paulo – SP

Realização: Associação Paulista de Municípios – APM

Apoio Institucional: Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado e Mercado Livre Arena Pacaembu

Patrocínio Master: Loga e Comgás

Inscrições gratuitas e programação completa no site www.apaulista.org.br/67cem