Primeira edição do encontro promovido pela Associação Paulista de Municípios aconteceu nesta quinta-feira (27) no Mariá Plaza Hotel, levando informação, capacitação e conhecimento
A primeira edição do Conexão APM aconteceu nesta quinta-feira (27) em Araçatuba e superou todas as expectativas. Centenas de gestores públicos municipais, incluindo dezenas de prefeitos, secretários municipais, vereadores, presidentes de Câmaras, técnicos e lideranças compareceram ao Mariá Plaza Hotel para um dia inteiro de palestras, orientações e consultorias técnicas.
A iniciativa da Associação Paulista de Municípios consiste em 12 encontros regionais em todo o Estado de São Paulo, focados no diálogo municipalista e na capacitação técnica dos gestores públicos municipais.
Palestrantes e lideranças nacionais apresentaram informações e ministraram oficinas aos gestores municipais sobre assuntos fundamentais para as prefeituras paulistas, como Reforma Tributária, Finanças, Pacto Federativo, Recursos para Saúde e Educação, entre outros.
O Presidente da APM, Fred Guidoni, celebrou o grande comparecimento de prefeitos ao primeiro encontro da nova iniciativa da instituição. “Uma alegria muito grande em receber tantas lideranças já na primeira edição do Conexão APM. Uma presença massiva, que superou todas as nossas expectativas de inscrições iniciais. Isso só demonstra, em primeiro lugar, a capilaridade e a credibilidade que a Associação Paulista de Municípios tem. E em segundo lugar, essa interrelação entre as prefeituras e à nossa entidade, um grande reconhecimento da importância desse trabalho que a Associação faz, lutando pelas bandeiras municipalistas, lutando para que os prefeitos, mais do que respeito, tenham o grande reconhecimento de que o governo local é o mais importante da Federação”.
Palestras
O Conexão APM Araçatuba contou com uma programação técnica que abordou temas de grande importância para os gestores públicos municipais.
Priscila Kaiser e Leonardo Rolim, ambos do Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ), trataram da Gestão Previdenciária Municipal, com os Caminhos para Sustentabilidade em RPPS (regimes próprios de previdência) e RGPS (regime geral, o INSS).
Rodrigo Spada, auditor fiscal e presidente da Febrafite (Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais) e da Afresp (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de São Paulo), falou sobre o futuro de São Paulo pós-Reforma Tributária.
Gustavo Boldo, Diretor Jurídico e GRC – Governance, Risk and Compliance da OCREDi, falou sobre a empresa, patrocinadora do evento, e seu propósito de buscar meios de facilitar acesso ao crédito por meio da tecnologia, promovendo inclusão financeira e transformando a vida das pessoas e dos negócios com a democratização de soluções de crédito com eficiência e confiança.
À tarde, Carlos Kerbes – Coordenador de Pesquisas sobre Securitização – FIA/USP, Professor, palestrante consultor tributário e financeiro, e especialista em gestão pública, controladoria e finanças, palestrou sobre Securitização da Dívida Ativa como ferramenta de novas receitas.
Karina Brandão, gerente de negócios do Serpro, Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação, apresentou aos presentes Soluções Digitais aplicáveis à modernização da gestão pública municipal.
O Presidente da APM encerrou a programação abordando assuntos da pauta municipalista, como um conjunto de ações judiciais coletivas voltadas à recuperação e correção de recursos retidos e repasses subavaliados ao longo dos últimos anos, pela União.
Técnicos da Associação Paulista de Municípios estiveram à disposição dos prefeitos, fazendo atendimentos e orientações sobre recursos e parcerias federais disponíveis para as prefeituras. Em outra frente, diversos gestores aproveitaram a ocasião para associar seus municípios à APM, passando a integrar a entidade municipalista mais tradicional do Brasil.
Parceria e liderança
O Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, compareceu ao Conexão APM no final da manhã. Ele demonstrou seu apoio à iniciativa da Associação Paulista de Municípios, parabenizando a entidade pelo sucesso da primeira edição. “Visitar todas as regiões do estado levando informação e qualificação é mais do que importante, é necessário. Por isso, parabéns à diretoria da APM e ao nosso presidente Fred, porque é um evento que envolve os gestores públicos e os torna cada vez mais conscientes da importância da capacitação, da meritocracia, da boa informação. E é esse o serviço que a APM, com muita propriedade, oferece aos gestores municipais, levando essa mensagem para todo o estado de São Paulo”.


