Associação Paulista de Municípios e Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo trabalharão em conjunto para levar soluções, inovações e orientações técnicas aos 645 municípios paulistas
A Associação Paulista de Municípios (APM) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) firmaram nesta quinta-feira (29/5), em São Paulo, um acordo de cooperação. O intercâmbio e trabalho conjunto é considerado estratégico pelas duas entidades e levará soluções, inovações e orientações técnicas aos 645 municípios paulistas.
O acordo já havia sido aprovado pelo Conselho Deliberativo da APM e agora recebeu a chancela por aclamação por parte dos conselheiros do CAU/SP durante Reunião Plenária da entidade representativa dos arquitetos e urbanistas paulistas. O acordo foi assinado logo em seguida, durante o encontro mensal do Conselho, pelo presidente da APM, Fred Guidoni, e pela presidente do CAU/SP, Camila Moreno de Camargo.
O documento assinado prevê iniciativas como a realização e oficinas e cursos de aprimoramento com servidores e gestores públicos municipais, valorização das boas práticas municipalistas em arquitetura e urbanismo, publicação de artigos na Revista Municípios de São Paulo (publicada pela APM), produção de materiais de orientações técnicas às prefeituras, e participação no Congresso Estadual de Municípios (realizado pela APM), entre outros.
“É um grande universo a se explorar”, disse a presidente do CAU/SP. “Firmamos uma parceria que nos abre muitas portas, onde vamos poder tratar de temas muito presentes nas gestões municipais que contam com a participação dos arquitetos e urbanistas. É um momento muito importante e estamos muito felizes com esse acordo com a APM”, finalizou Camila Moreno.
O Coordenador da Comissão de Relações Institucionais do CAU/SP, Rafael Ambrósio, destacou que as tratativas com a APM ao longo dos últimos meses foram muito produtivas, resultando em uma parceria que trará muitos benefícios aos municípios paulistas.
Em sua fala, Fred Guidoni fez uma breve apresentação da APM e seus 76 anos de trajetória em defesa do municipalismo, enfatizando a colaboração dos arquitetos e urbanistas no planejamento das cidades. “Essa parceria histórica é um olhar para o futuro, pois temos o desafio de melhorar a vida das pessoas. Cerca de 87% dos brasileiros vivem em áreas urbanas; em São Paulo, esse número sobe para 95%. Firmar esse acordo de colaboração, em que o CAU/SP, com seus técnicos renomados, trará conhecimento e inovação aos gestores públicos, é um grande marco para a APM e para os 645 municípios paulistas”.