Entre os dias 19 e 22 e de 26 a 28 de julho de 2022 acontece a 11ª edição do Seminário de Gestão Pública Fazendária (SGESP), evento online sobre temas das áreas de Contabilidade, Controladoria, Orçamento, Finanças e Tributação das entidades da administração pública.
Promovido pela Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (Assefin-SP), o evento conta com o apoio do CRCSP, Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Oficina Municipal e outras entidades, dentre elas a Associação Paulista de Municípios.
A participação é gratuita e concederá até 18 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).
Os painéis acontecerão no formato virtual, sempre das 9h às 12h. Foram atribuídos três pontos para cada dia da programação, com exceção do dia da abertura, válidos para as categorias AUD, PROGP, Perito e PRORT. Veja a tabela no fim da matéria.
O Programa de Educação Profissional Continuada é regido pela Norma NBC PG 12 (R3) e seu cumprimento é obrigatório para os segmentos de atuação da contabilidade listados na norma, podendo ainda ser cumprido de forma voluntária por todos os profissionais contábeis.
A programação completa do 11º SGESP e os links para inscrições já estão disponíveis na página do evento.
O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, lembra que o 11º SGESP é uma oportunidade única de atualização e reforça a relevância dos temas tratados no evento: “o CRCSP apoia e participa do SGESP desde sua primeira edição, dada sua importância, especialmente para os profissionais da contabilidade que atuam na área pública. A qualidade técnica e a escolha dos temas da programação contribuem para o aumento da eficiência da administração pública. Parabenizo a Assefin, as entidades apoiadoras e nossos representantes do Conselho envolvidos na organização deste evento de alto nível”.
O presidente da Assefin Adriano Luiz Leocadio
Por outro lado, o presidente da ASSEFIN, Adriano Luiz Leocadio, Secretário de Finanças da cidade de Santos, disse que a entidade se sente gratificada em ter o CRC de São Paulo entre os parceiros do SGESP, entidade que dá muita importância à capacitação, principalmente com o cuidado que dedica ao Programa EPC, “de nossa parte, com os dezoito pontos atribuídos ao evento, os profissionais que participarem todos os dias já obtém 45% dos 40 pontos obrigatórios neste ano”, comemora o Adriano.
História
As parcerias com os contadores paulistas e com a setor de contabilidade pública da Secretaria do Tesouro Nacional são as mais longevas do SGESP, tanto que, no início o evento se chamava Seminário Regional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – SRCASP.
Tabela de Pontuações Programa EPC
Cronologia das Palestras
19/07/22 – Abertura com autoridades e entidades municipalistas
20/07/22 – Contabilidade aplicada ao setor público
21/07/22 – A Receita Federal do Brasil – colaboração e intercâmbio com os municípios
22/07/22 – O Controle Externo e os Tribunais de Contas
26/07/22 – A força da cooperação regional na gestão pública
27/07/22 – O Controle Social e o cidadão
28/07/22 – A revolução digital no serviço público