Associação Paulista de Municípios

ASSEFIN-SP modera arena sobre Reforma Tributária no 67.º Congresso da APM

Arena da ASSEFIN-SP trará debates e retrospecto da Reforma Tributária no Congresso da APM

No dia 27 de agosto, a ASSEFIN-SP será responsável pela Arena 1 durante o 67.º Congresso da Associação Paulista de Municípios (APM), no salão de eventos do estádio Pacaembu, em SP. Nos dois horários da tarde, a associação fará a moderação dos painéis, representada por seu secretário-executivo, Francisco Sérgio Nalini, e por André Motta Cheutchuk, auditor fiscal de tributos, diretor do Departamento de Fiscalização da Receita Tributária na Secretaria de Finanças e Gestão (Sefin) do município e presidente da Junta de Recursos Fiscais, com sólida experiência em gestão tributária e participação em grupos de trabalho da Reforma Tributária.

Programação da Arena 1 – Reforma Tributária

📍 27 de agosto, período da tarde

14h00 – Soluções Digitais para a Reforma Tributária

Moderação ASSEFIN-SP
Rodrigo Spada, presidente da Afresp
Representante do SERPRO a ser indicado

15h30 – Reforma Tributária: O que fazer com a mudança

Moderação ASSEFIN-SP
Representante da CNM
Palestra: Desafios da Reforma Tributária: retrospecto e perspectivas para os municípios
André Motta Cheutchuk
Além de co-moderar os debates, André apresentará um retrospecto da Oficina de Imersão da Reforma Tributária, realizada no 14.º SGESP, destacando a necessidade de capacitação e adaptação dos municípios diante do novo cenário tributário.

“A sociedade e as prefeituras ainda não estão 100% prontas para o big bang no sistema tributário. Precisamos concentrar esforços em capacitação, adaptação legal e administrativa, reestruturação das equipes e sistemas, além de estratégias para fortalecer a arrecadação do ISS até 2026. Esse é o caminho para atravessar a transição até 2032 com segurança e eficiência.”

A presença da ASSEFIN reforça uma tradição: há mais de dez anos a entidade participa ativamente do Congresso da APM, levando conteúdo técnico e debates estratégicos ao municipalismo. Além do convênio mantido entre as duas associações, a APM tem sido uma apoiadora constante das iniciativas voltadas ao fortalecimento da gestão fazendária municipal.

Veja também