Consórcio de Municípios da Mogiana conta com Usina Móvel de Resíduos

A Região de Ribeirão Preto, agora conta com a primeira Usina Móvel de Resíduos, entregue no início do mês ao Consórcio de Municípios da Mogiana (CMM). O equipamento é resultado de parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Regional e Infraestrutura e Meio Ambiente.

O CMM congrega 46 cidades, com população total de cerca de 2 milhões de habitantes. Quanto ao equipamento, trata-se de um triturador de resíduos para usina de reciclagem de material de construção, que encaminha a solução do problema de espaço com entulho nos municípios paulistas.

O SP+Consórcios, coordenado pelo Desenvolvimento Regional, estimula a formação de parcerias para ações empreendedoras consorciadas, incentivando e fortalecendo os consórcios públicos.

“Essa usina móvel tem a função de triturar todo o entulho, transformando-o em brita e a Prefeitura a utiliza em suas estradas de terra. Solução de um grande problema. O equipamento permite que os Municípios solucionem essa questão em conjunto, com o rodízio do equipamento e o fim dos entulhos nas cidades” explicou Rafael Goffi, coordenador do programa SP+Consórcios.

A Usina Móvel abrange um caminhão tipo cavalo mecânico conjugado a um equipamento móvel de reciclagem de resíduos de construção civil. Consegue triturar cerca de 100 toneladas por hora. A Secretaria estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente é a responsável pela aquisição do equipamento, por meio de pregão público eletrônico.

O SP + Consórcios

O SP + Consórcios foi lançado em 2021 pelo Governo do Estado de São Paulo para estimular a atividade consorciada em diversas frentes em prol do desenvolvimento regional. Os principais eixos da iniciativa são convergentes com a agenda de gestores públicos em todo Estado, como formação e consolidação de consórcios multifinalitários, desburocratização, fortalecimento de lideranças para o desenvolvimento da região, compras públicas consorciadas, etc.

O programa integra ações de Secretarias Estaduais e órgãos da administração indireta, Prefeituras e consórcios públicos. Os principais benefícios são potencializar o desenvolvimento regional mediante o fortalecimento dos consórcios intermunicipais, com inovação da gestão pública para atender melhor a população, estimular ambiente propício aos negócios e o empreendedorismo e, em especial, ampliar a participação institucional dos consórcios na gestão estadual.

O SP + Consórcios estimula a união de prefeituras na atividade consorciada pelo crescimento econômico. Em São Paulo, atualmente, 570 municípios participam de algum tipo de consórcio, sendo que o programa visa torná-los 100% multifinalitários, para ampliar o acesso às políticas públicas de Estado e fortalecer as regiões paulistas.