Debate sobre alimentação será mediado pela conselheira da APM

Para marcar a comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), a Consumare promove uma comemoração especial no próximo dia 20 de outubro: um debate sobre a segurança alimentar, desperdício de alimentos e direitos dos consumidores, com a participação de oradores de Moçambique, Timor e Brasil.

A mediação do debate será feita pela Conselheira da Consumare e da APM Marilene Mariottoni.

O encontro acontece às 8h da manhã e pode ser acessado em https://bit.ly/webinaralimenta%C3%A7%C3%A3o

O Dia Mundial da Alimentação é uma iniciativa da FAO para promover uma alimentação saudável, sustentável, disponível e acessível para todos os cidadãos. Todos os países, decisores políticos, empresas privadas e sociedade civil devem tomar medidas para que se alcance uma alimentação saudável e zero fome.

Não podemos esquecer que até 2030 terá de ser cumprido o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2:

Acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os mais pobres e pessoas em situações vulnerável, incluindo crianças, a uma alimentação de qualidade, nutritiva e suficiente durante todo o ano;

Acabar com todas as formas de desnutrição, incluindo atingir, até 2025, as metas acordadas internacionalmente sobre nanismo e caquexia em crianças menores de cinco anos, e atender às necessidades nutricionais dos adolescentes, mulheres grávidas e lactantes e pessoas idosas.

Mais angustiante se torna a problemática da alimentação versus fome, quando se estima que no ano de 2050 a população mundial atinja cerca de 9 mil milhões de cidadãos. Assim e aproveitando o Dia Mundial da Alimentação, é da máxima urgência e importância pensar em estratégias que garantam um aumento da produtividade balizada pelos conceitos de sustentabilidade, para que todas as populações sejam beneficiadas com uma alimentação, segura, equilibrada e de qualidade.