Fred Guidoni representa a APM no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília

A Associação Paulista de Municípios (APM) marcou presença, nesta terça-feira (11/2), no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Brasília. O evento, que acontece ao longo de três dias, conta com gestores de todas as regiões do País e tem como objetivo fortalecer o pacto federativo, aproximando as prefeituras dos programas do Governo Federal, além de incentivar a implementação de políticas públicas inovadoras, inclusivas e sustentáveis.

O presidente da APM, Fred Guidoni, subiu ao palco principal do evento, que teve, momentos antes, a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura. “Este encontro reafirma a necessidade de unirmos esforços para que cada município brasileiro se fortaleça, independentemente de bandeiras ou partidos. Precisamos construir pontes e viabilizar ações concretas que beneficiem a população. Nosso compromisso é com o cidadão, e a APM se coloca à disposição para facilitar o acesso aos recursos e promover as boas práticas de gestão”, destacou Guidoni.

Durante a abertura, o presidente Lula enfatizou o caráter republicano de seu governo, assegurando que todos os prefeitos e prefeitas, independentemente de posições ideológicas, terão acesso aos programas federais. Segundo ele, o trabalho conjunto entre União, estados e municípios é essencial para o bem-estar social e o crescimento econômico do Brasil. Ao longo dos três dias de evento, os participantes terão acesso a uma programação robusta, com mais de 100 conferências, 60 oficinas e diversas oportunidades de capacitação em áreas como sustentabilidade, inovação, desenvolvimento social, assistência técnica e governança climática.

Uma das grandes inovações do encontro é o Espaço PREFEITAR, ambiente imersivo que simula desafios reais de administração municipal. Ali, gestores e técnicos podem vivenciar, na prática, situações como tragédias climáticas, crise orçamentária e outras questões críticas que impactam a vida dos cidadãos.

Para o presidente da APM, esse tipo de experiência favorece a troca de conhecimentos e a busca de soluções efetivas: “Vivenciar problemas reais de forma simulada nos prepara melhor para agir com rapidez e eficiência. Isso fortalece a capacidade de resposta dos municípios e nos orienta a criar políticas públicas ainda mais assertivas. Gostei muito do modelo e podemos fazer algo parecido em nosso Congresso, em Junho”, pontuou Guidoni.

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas também se destaca por promover uma série de diálogos entre gestores municipais e ministérios como Educação, Saúde, Cidades, além de órgãos como o FNDE, Ibama, Iphan, Receita Federal, Serpro, SEBRAE e Correios. Bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o BNDES, disponibilizam atendimento personalizado, orientando sobre financiamentos e captação de recursos.

A participação da APM reforça o compromisso de defender os interesses dos municípios paulistas e brasileiros, assegurando que os gestores tenham acesso a todas as informações e possibilidades de parceria com o Governo Federal, bem como a conhecimentos técnicos para modernizar a gestão e melhorar a vida da população local.