Associação Paulista de Municípios

Fundação Abrinq convida gestores municipais do Estado para nova edição do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança

Consolidado nacionalmente, o Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança soma 18 capitais com a adesão da cidade de São Paulo

A Fundação Abrinq abriu, no início do ano, as inscrições para a oitava edição do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança, gestão 2025-2028. As adesões seguem abertas para o estado de São Paulo. Desde 1996, o programa mobiliza e apoia prefeitas e prefeitos que colocam as crianças e os adolescentes como prioridade na gestão municipal, promovendo avanços significativos na garantia de direitos. Nesta edição, mais de 1.100 municípios já aderiram ao programa, incluindo a capital, com a assinatura do Prefeito Ricardo Nunes.

Esses municípios assumiram o compromisso com a infância e adolescência em seus territórios, e o Estado de São Paulo lidera o ranking de adesões, com 170 municípios participantes. A Fundação Abrinq convida os demais gestores paulistas a se juntarem a essa iniciativa, que oferece apoio técnico e promove o fortalecimento das políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes.

Ao longo de sete edições, o programa já mobilizou mais de 11 mil prefeitos em todo o Brasil, contribuindo para conquistas importantes, como a redução da mortalidade infantil, o aumento de estabelecimentos de educação básica com alimentação escolar e o aumento das matrículas em creches e pré-escolas nos municípios participantes.

Ao aderirem o programa, as prefeitas e os prefeitos passam a integrar uma rede nacional de municípios, que têm como objetivo o compartilhamento de boas práticas, e a contar com uma equipe especializada para oferecer orientações técnicas, materiais de apoio e informações qualificadas, bem como instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

A participação é gratuita, voluntária e, atualmente, está aberta a todos os gestores do Brasil. Aqueles que se destacam no avanço dos indicadores sociais e comprovam melhorias na qualidade de vida das crianças e dos adolescentes, após avaliação da Fundação Abrinq, recebem o título de Prefeita ou Prefeito Amigo da Criança, um reconhecimento nacional pelo compromisso com a infância e adolescência.

Os gestores interessados têm até o final de junho de 2025 para realizar a inscrição diretamente no site do programa (https://ppac.org.br/adesao). O processo inclui o preenchimento de um formulário online e o envio do Termo de Adesão assinado.

Não deixe o seu município de fora! Esta é uma oportunidade estratégica para qualificar a gestão municipal, ampliar os impactos positivos das políticas públicas e construir um município mais justo, inclusivo e seguro para as crianças e os adolescentes.

Faça parte desta iniciativa

Prefeito (a), a sua liderança pode fazer a diferença e deixar um legado. Junte-se à Fundação Abrinq e a centenas de outros gestores comprometidos com a infância e adolescência e assuma o protagonismo de uma gestão que cuida, protege e transforma a vida daqueles que mais precisam. Saiba mais em www.ppac.org.br.

Sobre a Fundação Abrinq

A Fundação Abrinq é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que, desde 1990, atua para promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. A Fundação defende a Educação inclusiva, com garantia de acesso e qualidade em todas as etapas da educação básica; a promoção de vidas saudáveis de crianças e adolescentes; a corresponsabilidade na gestão pública; e o incentivo do investimento social privado em benefício da infância e adolescência. Em mais de três décadas de atuação, a Fundação Abrinq já transformou mais de 9 milhões de vidas em todo o Brasil.

Veja também