Invest-SP agiliza a chegada do 5G para os municípios paulistas

Por Mayquele Loiola Meireles

O coordenador do projeto ConectaSP, Caio Cristófalo, afirmou durante palestra no 64° Congresso de Municípios, que o programa recebeu investimentos de R$3 milhões do governo estadual de São Paulo, para agilizar a chegada do 5G aos 645 municípios paulistas. Segundo o coordenador é de suma importância destacar que o empenho em torno da efetivação do 5G, envolve questões grandiosas no sentido de desenvolvimento e modernização de processos. O coordenador do ConectaSP, explicou, que o 5G será responsável por modificar o dia-a-dia dos cidadãos, com maior rapidez, maior capacidade de transmitir dados, maior velocidade e menor latência. Além de aplicações transformadoras nas cidades, nas indústrias, e nos campos, áreas que normalmente sofrem com questões relacionadas ao sinal e viabilização da internet. A proposta, que também é benéfica para o Estado de São Paulo, tem como objetivo aumentar a competitividade do estado e atrair investimentos.
Em relação ao avanço que será proporcionado pelo projeto de conectividade, Caio complementou: “Pode não parecer, mas o ingresso e desenvolvimento de “Cidades Inteligentes”, carros autônomos, telemedicina e agricultura de precisão, não estão distantes da realidade”.
Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí, cidade que conta com cerca de 430 mil habitantes, informou que na região já foi implementado um modelo, que viabiliza o ensino e aumenta a capacidade de compartilhamento de conhecimento dos professores para com os alunos. Assim, como também instalou por toda a cidade, anéis de fibra óptica, que atualmente ocupam um espaço de aproximadamente 500 km.
Ademais, Luiz Fernando esclareceu que seu projeto fundamental de gestão é transformar Jundiaí em uma cidade inteligente. Atualmente, por meio de um aplicativo, o governo Jundiaiense se integra ao cidadão, além de prestar a população ações com intuito de inovar, de maneira descentralizada e cooperativa.