IPT e ILP realizam debate sobre Patrimônio Histórico Edificado e Inovação

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) e o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) realizam no próximo dia 30, das 14h às 17h, o debate “Patrimônio Histórico Edificado e Inovação: Como a Tecnologia Preserva Nossa História”. O evento terá transmissão pelo YouTube e é aberto para todos os públicos. A iniciativa tem apoio institucional da Associação Paulista de Municípios.

O evento pretende abordar como a conservação e manutenção do Patrimônio Histórico Edificado paulista está inserida nas políticas públicas estaduais e nos órgãos responsáveis, os aspectos legais e da prática jurídica na conservação dos imóveis tombados, e como as instituições de pesquisa podem contribuir para desenvolver soluções tecnológicas para a adequada recuperação dessas edificações e sua requalificação enquanto espaço cultural e de convivência.

Durante as três horas de evento, serão debatidos os seguintes assuntos: legislação protetiva do Patrimônio Cultural, atribuição do Ministério Público nas esferas Federal e Estadual, políticas públicas estaduais de valorização e preservação do Patrimônio Cultural – desafios para intervenções, levantamento de informações, gestão banco de dados e monitoramento; desafios e a importância do uso da tecnologia para inspeção do madeiramento para a conservação do Patrimônio Histórico Edificado; contribuição das instituições de pesquisa para o fortalecimento das instituições que lidam com o Patrimônio Histórico Edificado.

Para abordar esses assuntos, foram convidados os seguintes especialistas: Fulvio Vittorino (moderador) , Pesquisador do IPT na área de Habitação e Edificações; Gonzalo Antonio Carballeira Lopez, bacharel em Ciências Biológicas pela USP, atua desde 1976 no IPT realizando trabalhos de pesquisa ou prestação de serviços para o levantamento, diagnóstico e avaliação da biodeterioração de madeiramento, principalmente em edificações públicas e do Patrimônio Histórico; Mariana de Souza Rolim, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Vice-presidente do Condephaat; e Maria Gabriela Ahualli Steinberg, 2ª Promotora de Justiça do Meio Ambiente da Capital.

Os interessados em obter certificado de participação podem fazer a inscrição gratuita no evento pelo link https://www.al.sp.gov.br/ilp/cursos-eventos/detalheAtividade.jsp?id=11486. A transmissão acontecerá pelo canal da Assembleia Legislativa de São Paulo no YouTube, em https://www.youtube.com/watch?v=D95pYSeGEfY.