1º Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas Eleitos no Estado de São Paulo termina nesta terça-feira em Campinas
O segundo e último dia do 1º Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas Eleitos no Estado de São Paulo teve uma manhã com painéis abordando diversos assuntos cruciais para o bom início das gestões dos futuros chefes do Executivo. O evento é uma realização da Associação Paulista de Municípios – APM com correalização da União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP e patrocínio master da Caixa Econômica Federal.
O primeiro painel do dia tratou de Contabilidade Pública, com o administrador público Matheus Delbon e com o especialista em direito público Rodrigo Santos Perego, além do advogado da APM e especialista em Direito Público pela PUC-SP Luciano Ferreira Peres. Em pauta, o problema do não aproveitamento de verbas públicas pelos Municípios.
Em seguida, os prefeitos eleitos acompanharam painéis sobre a importância da regulação técnica para os municípios, empreendedorismo e uma produtiva análise sobre as mudanças climáticas e cidades resilientes, esta com a participação de Tatiana Tucunduva Philippi Cortese, docente e pesquisadora da USP; Anderson Ribeiro Correia, Diretor Presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Tenente Coronel Claudia Andreia Bemi, diretora da Defesa Civil Estadual; e Leandro Corrêa, prefeito de Brotas. Os gestores conheceram iniciativas como os programas Resiliência Urbana em Ação (RUA), sobre ferramentas e estratégias eficazes para a gestão de riscos e o desenvolvimento de cidades mais resilientes, e o Plano Local de Ação Climática de Campinas, em que a cidade estipulou metas de redução de emissões por meio de um documento com ações e objetivos claros.
Sintonia
Um dos destaques da manhã foi o painel conduzido pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP, sobre a sintonia entre o Executivo e Legislativo. A correalizadora do evento contou com a mediação do presidente da APM, Marcelo Barbieri, e participação do presidente do Conselho Deliberativo da Associação, Carlos Cruz, do presidente do Conselho Gestor da UVESP, Sebastião Misiara, da presidente executiva da Uvesp, Silvia Melo; do secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, do presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Carlos Rossini e do prefeito de Holambra, Fernando Capato.
Para Misiara, a boa relação entre os dois poderes é fundamental para o sucesso da administração municipal. “Todos os vereadores que chegaram à prefeitura deram grandes exemplos de administração, porque a convivência entre Executivo e Parlamento é uma exigência do estado democrático de direito. O prefeito eleito tem a maioria dos votos, mas a Câmara tem a totalidade da representatividade da sociedade”, completou.
Serviço
1º Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas Eleitos no Estado de São Paulo
– Realização: Associação Paulista de Municípios – APM
– Correalização: União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP
– Patrocínio Master: Caixa Econômica Federal
– Data: 18 e 19 de novembro de 2024
– Horário: das 9h às 19h
– Local: Instituto Agronômico de Campinas – IAC (Av. Barão de Itapura, 1.481 – Botafogo)
– Programação e mais informações pelo site https://apaulista.org.br/prefeitoseleitos