A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB-MEC) prorrogou até esta sexta-feira, dia 22 de Julho, o prazo de adesão ao Programa Educação e Família (PEF).
O PEF é um programa voltado à qualificação e à participação da família na vida escolar do aluno e na construção do seu projeto de vida, com destinação às escolas públicas de educação básica participantes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Educação e Família.
O prazo fora encerrado na quarta-feira, 20 de julho. Com a prorrogação por apenas 48 horas, os gestores não devem perder a nova data de adesão ao PEF – ciclo 2022 e ao envio dos Planos de Ação das escolas. Os dois encerram nesta sexta-feira, 22 de julho.
Os gestores das redes de educação interessados em participar do PEF precisam que a escola elabore o Plano de Ação e que a Secretaria de Educação local faça a adesão ao programa. Esse procedimento deve ocorrer no módulo PAR 4 do Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (Simec), disponível no site Depois, é só clicar no ícone PROGRAMAS DO MEC e no banner do PEF.
Para que a escola possa elaborar o Plano de Ação, é imprescindível que a Secretaria de Educação faça a adesão ao Programa, no módulo PAR 4 do Simec (simec.mec.gov.br), clicando no ícone PROGRAMAS DO MEC e no banner do Programa Educação e Família. A partir desses comandos, a Secretaria de Educação deverá aceitar o Termo de Adesão, indicar um Articulador para o Programa, selecionar as escolas que participarão do PDDE Educação e Família (podem ser todas) e enviar eletronicamente para o MEC.
Confira aqui o manual com orientações para adesão das Secretarias de Educação.
Confira aqui a lista de escola elegíveis 2022.
Sobre o Programa Educação e Família
O Programa foi instituído pelo MEC, no âmbito da Secretaria de Educação Básica, por meio da Portaria nº 571, de 2 de agosto de 2021, com a finalidade de fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar do estudante e na construção do seu projeto de vida, com foco no processo de reflexão sobre o que cada estudante quer ser no futuro e no planejamento de ações para construir esse futuro.
Constituem-se ações estratégicas do Programa Educação e Família:
I – PDDE Educação e Família: essa ação possibilitará o repasse de recursos financeiros a escolas selecionadas pelo Programa para viabilizar a execução do Plano de Ação.
II – Projetos de Formação: essa ação possibilitará a realização de processos permanentes e constantes de aperfeiçoamento dos saberes, visando à qualificação da atuação da família e dos profissionais da educação.
III – Conselho Escolar: essa ação visa implementar atividades de fortalecimento do Conselho Escolar.
IV – Clique Escola: essa ação visa agilizar e democratizar o acesso da família e dos profissionais da educação às informações educacionais e financeiras da escola.
No âmbito da ação estratégica PDDE Educação e Família, regulamentada pela Resolução FNDE nº 3, de 19 de maio de 2022, foram selecionadas, por meio de critérios técnicos, escolas que são elegíveis para apresentarem Planos de Ação financiáveis com recursos financeiros da SEB/MEC.
Fonte: Undime com informações do MEC

