Prefeitos e lideranças municipais participam de missão internacional em Nova York

Comitiva conta com apoio da Associação Paulista de Municípios (APM) e da Associação dos Municípios do Vale do Paraíba (AMVALE), e realiza agenda estratégica durante a Brazilian Week nos Estados Unidos

Prefeitos e lideranças municipais de diferentes regiões do estado embarcaram esta semana para Nova York em missão internacional organizada pela Potis & Capacidades, com o apoio da Associação Paulista de Municípios (APM) e da Associação dos Municípios do Vale do Paraíba (AMVALE). A viagem ocorre durante a Brazilian Week, que reúne eventos estratégicos com foco em economia, inovação, sustentabilidade e relações internacionais.

A delegação que representa os 645 municípios paulistas traz a força de um dos principais motores econômicos do Brasil. Juntos, esses municípios respondem por mais de 30% do PIB nacional e abrigam mais de 6 milhões de empresas. Sua presença reforça um forte compromisso com a internacionalização, parcerias estratégicas e a promoção do desenvolvimento regional em escala global.

A agenda da comitiva contempla compromissos de alto nível, como a participação no Brazil Summit promovido pelo Financial Times, evento que reúne autoridades, investidores e especialistas globais para debater o cenário político e econômico do Brasil e suas oportunidades no contexto internacional. Também estão previstos encontros promovidos por instituições como Apex, BTG Pactual e a Revista Veja, além de atividades de networking com empresários e formadores de opinião.

Além dos grandes eventos, os participantes realizam visitas técnicas a órgãos estratégicos da Prefeitura de Nova York, com destaque para o NYC Mayor’s Office of Sustainability and Climate Policy (Escritório do Clima) e o New York Police Department (NYPD), referência global em segurança urbana. As visitas têm como objetivo aprofundar o conhecimento em políticas públicas de impacto e permitir o intercâmbio de boas práticas com gestores internacionais.

A missão reforça a importância da cooperação internacional como ferramenta de fortalecimento institucional dos municípios brasileiros, ampliando o acesso a experiências, tecnologias e modelos de governança inovadores. “Os municípios precisam ocupar os espaços globais de discussão. Missões como essa promovem o empoderamento das gestões locais por meio de aprendizado, diálogo multilateral e abertura de novas possibilidades de articulação institucional”, aponta Fred Guidoni, presidente da Associação Paulista de Municípios.

A iniciativa reafirma o compromisso das instituições com a excelência na gestão pública municipal e com a criação de pontes entre o Brasil e o mundo, promovendo uma atuação mais estratégica, conectada e sustentável para os governos locais.

A agenda foi organizada pelas Consultorias Potis e Capacidades, que viabilizaram as agendas nos EUA. A Potis é uma consultoria especializada em gestão pública, com foco em planejamento, inovação e fortalecimento institucional de municípios. Atua ao lado de gestores e lideranças comprometidos com uma administração eficiente, ética e orientada a resultados. A Capacidades é uma organização dedicada ao fortalecimento do serviço público por meio de capacitação, inovação e desenvolvimento sustentável com foco em promover cidades mais eficientes, justas e felizes.