Presidente da APM discursará no Senado sobre situação financeira dos municípios paulistas

Marcelo Barbieri participará de Sessão de Debates Temáticos do Senado Federal na segunda-feira (13) às 15h

O Presidente da Associação Paulista de Municípios, Marcelo Barbieri, participará na próxima segunda-feira (13), às 15h, de uma sessão de debates temáticos no Plenário do Senado para discutir a atual situação financeira e orçamentária dos municípios brasileiros.

A Sessão de Debates Temáticos foi requisitada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e receberá dirigentes e representantes de associações representativas dos municípios brasileiros.

De acordo com o senador, o assunto é urgente porque milhares de municípios estão em situações limite, com dificuldade de caixa. Dívidas previdenciárias e obrigações decorrentes de precatórios são alguns dos problemas apontados pelo parlamentar que podem “deixar muitas gestões municipais à beira da miserabilidade, em prejuízo dos serviços públicos vitais que prestam à população”.

Marcelo Barbieri falará em nome dos municípios paulistas e defenderá a manutenção da desoneração da folha de pagamento das prefeituras. “Neste momento de grave crise, nos causa muita preocupação a possibilidade de reajustar a alíquota da contribuição previdenciária sobre a folha dos municípios com até 156 mil habitantes. Em São Paulo, são cerca de 90% das prefeituras que teriam suas contas ameaçadas sobremaneira se isso acontecer. Vamos ao Senado defender os interesses dos gestores públicos paulistas, que teriam muita dificuldade em honrar seus compromissos financeiros com a reoneração”.

Além do presidente da APM, deverão participar da Sessão de Debates Temáticos no plenário do Senado representantes de associações municipalistas dos demais estados brasileiros e da Confederação Nacional de Municípios. O evento terá transmissão da TV Senado.

*Com informações da Agência Senado