Evento aconteceu nesta quarta-feira (10) no Ibiza Hotel e reuniu mais de 30 prefeitos e centenas de gestores municipais da região do Sudoeste Paulista
A segunda edição do Conexão APM aconteceu nesta quarta-feira (10/12) em Itapeva, e reuniu centenas de lideranças da região do Sudoeste Paulista, incluindo mais de 30 prefeitos, lotando as dependências do Ibiza Hotel.
A iniciativa da Associação Paulista de Municípios (APM) percorrerá todo o Estado levando conhecimento e diálogo municipalista, permitindo a troca de experiências entre os prefeitos e painéis técnicos sobre assuntos de grande interesse dos gestores públicos municipais.
Presente à abertura do evento, a prefeita de Itapeva, Coronel Adriana Duch Machado, parabenizou a APM pela iniciativa. “Eu agradeço demais essa chance que o Sudoeste Paulista está tendo, de termos essa reunião de trabalho, de aprendizado, de troca, de diálogo, para concretizar o melhor governo em cada um dos municípios. Que nossa região possa brilhar dentre os 645 municípios do estado de São Paulo depois desse grande encontro”.
A programação de painéis foi aberta pelo Superintendente do Sebrae São Paulo, Marco Vinholi, que fez uma apresentação sobre as oportunidades que a instituição oferece aos municípios paulistas em empreendedorismo, tecnologia e inovação.
Em seguida, Carlos Kerbes, professor, consultor tributário e financeiro, e especialista em gestão pública, controladoria e finanças, fez um detalhado estudo sobre Securitização da Dívida Pública. Rodolfo Hessel Fanganiello, Prefeito de Paranapanema e Conselheiro da APM, prosseguiu com o assunto, abordando alternativas para o equilíbrio fiscal das prefeituras.
O Presidente da APM, Fred Guidoni, apresentou um breve panorama das principais pautas municipalistas, convidando os prefeitos a aderirem às causas coletivas impetradas pela Associação em defesa de recursos e convênios para as prefeituras paulistas e na defesa de pautas como a PEC 25, que amplia em 1,5% o Fundo de Participação dos Municípios.
Parceria
O Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, marcou presença no Conexão APM, assim como havia feito na primeira edição, em Araçatuba, ressaltando a importância que o Governo do Estado tem em relação aos prefeitos paulistas e à Associação Paulista de Municípios.
Kassab parabenizou a iniciativa da APM e colocou-se à disposição para acolher as demandas dos prefeitos de cada região visitada pelo evento. “Esse é o modelo moderno de fazer gestão, integrando os municípios com as entidades, com os governos, de uma maneira coletiva. Os grandes problemas a gente só soluciona com parcerias efetivas. No campo da saúde, hospitais regionais, projetos de saneamento. E nada mais adequado que a APM promova esse diálogo entre os municípios e as esferas de governo”.
O período da tarde foi dedicado às pautas tributárias, em especial a PEC 66, a PEC da Sustentabilidade Fiscal, uma das principais conquistas municipalistas de 2025, e a Reforma Tributária e os diversos cenários de alterações nas arrecadações municipais. Palestraram Priscila Kaiser e Leonardo Rolim, ambos do Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ).
Gustavo Reis, 1º vice-presidente da APM e ex-prefeito de Jaguariúna, abordou mais detalhes sobre a Reforma Tributária, em especial o IBS, o Imposto sobre Bens e Serviços, que substituirá o ICMS e o ISS gradativamente de 2026 até 2033.
Henrique Mattiello, gerente de Negócio do Serpro, Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação, falou sobre soluções digitais aplicáveis à modernização da gestão pública municipal.
Um ano de conquistas
Fred Guidoni destacou a grande presença de prefeitos no Conexão APM em Itapeva, encerrando com chave de ouro um ano muito especial para a Associação Paulista de Municípios.
“Tivemos mais um grande evento, o que só reforça que o caminho que a Associação Paulista de Municípios escolheu está absolutamente correto, na medida em que a gente vê uma iniciativa com sucesso de público nas suas duas edições e uma participação muito qualificada de secretários, gestores públicos municipais, prefeitos e lideranças municipalistas, que buscam a troca de conhecimentos e experiências, além de reconhecer boas práticas municipalistas, que podem ser implantadas em cada uma das cidades aqui da região de Itapeva para melhorar e modernizar a gestão pública local”.
O presidente da APM anunciou a continuidade do Conexão APM em janeiro de 2026, visitando as regiões de Ribeirão Preto e Franca.
O Conexão APM tem patrocínio da OCREDi e apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ).


