Um ano de muitas conquistas

Por Fred Guidoni, Presidente da Associação Paulista de Municípios

Estamos nos encaminhando para o fim do ano. Um ano de mudanças políticas, mas também de muito trabalho para os municípios paulistas e de conquistas importantes.

A revista, além de trazer um perfil do novo governador e os novos deputados eleitos, também traz uma série de assuntos que interessam aos gestores municipais.

Um deles é a entrega dos planos de desenvolvimento em 10 regiões do Estado. Um projeto construído por uma equipe técnica multidisciplinar da Fipe, com apoio da Associação Paulista de Município e expressiva participação da sociedade civil e dos poderes públicos municipais e estaduais. Os planos trazem inovação, propondo troca de informações entre os prefeitos, considerando impactos e benefícios na tomada de decisão a partir de uma visão regional. Com o texto pronto, agora é preciso passar pela Assembleia Legislativa.

E falando em Alesp, a revista também traz um balanço das principais votações e da gestão que se encerra.

No campo das conquistas destacamos um patrimônio de São Paulo: o Instituto Butantan, e a sua nova fábrica de vacinas. Um local adaptado para a produção de diferentes imunizantes, construído em um curto espaço de tempo e com o apoio da iniciativa privada. Colocada em funcionamento no próximo ano, a nova fábrica garantirá que o Brasil esteja preparado para combater novas pandemias rapidamente.

Outro destaque são os municípios paulistas vencedores do prêmio Band Cidades Excelentes. O prêmio reconhece as iniciativas pioneiras, incentiva a implementação de projetos e dissemina soluções que podem ser replicadas em outros municípios. Um importante estímulo para todos.

Além de outras matérias, igualmente importantes para os gestores municipais, quero chamar atenção para o excelente time de colunistas que a Revista reúne e que juntos, trazem, um arcabouço de informações que são valiosas para os municípios.

São assuntos que tratam desde o meio ambiente à mudanças climáticas, falam dos planos de saneamento e chegam a assuntos mais áridos como o controle de contas, a lei de improbidade e as ações do tribunal de contas, sem contar ainda com a avaliação do STF que julgou inconstitucional a antiga lei paulistana sobre antenas, que não foi revisada à luz das novas tecnologias.

E tem ainda a força da mulher nas cidades paulistas. Cumprimento a todas, na figura de Dalva Christofoleti, que acaba de receber uma importante homenagem da Câmara Federal.

Uma revista pensada para fazer a diferença para os gestores municipais e  que chega agora em suas mãos.

Por fim, aproveito para desejar a todos, um Feliz Natal e um ano repleto de realizações e de muito sucesso.”

A revista pode ser baixada em PDF em Revista_MUSP_Ed95_DEZEMBRO