USP fecha parceria com mais dois municípios paulistas para melhorar a aprendizagem e reduzir a desigualdade educacional

Itu e Jundiaí assinaram a parceria no dia 16 de Agosto;  Ribeirão Preto, Bebedouro e Batatais no final de Julho

Melhorar os níveis de aprendizagem escolar é algo urgente em todas as redes de ensino do Brasil, principalmente após a pandemia de covid-19, que acentuou ainda mais a desigualdade educacional no país.

É exatamente esse o objetivo da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP. A parceria compreende o uso de técnicas e métodos estatísticos para análise dos dados e índices educacionais dos municípios com o objetivo de compreender as principais fragilidades e potencialidades da rede pública de ensino; o acesso às pesquisas, cursos e materiais produzidos pela Cátedra; o compartilhamento de conhecimento para plena utilização dos principais portais de dados educacionais, como o QEdu Gestão e o Atlas da Educação; e a participação em uma rede colaborativa, contemplando eventos, reuniões técnicas, cursos e outras atividades em conjunto com os demais municípios parceiros da Cátedra.

Cátedra Sérgio Henrique Ferreira fechou parcerias com mais duas cidades do Estado de São Paulo para desenvolver suas atividades: Itu e Jundiaí. Os termos foram assinados no dia 16 de agosto, em reuniões entre o titular da Cátedra, Mozart Neves Ramos, e os secretários municipais de Educação Plínio Bernardi Júnior, de Itu, e Vastí Ferrari Marques, de Jundiaí.

O titular da Cátedra, Mozart Neves Ramos, e o secretário de Educação de Itu, Plínio Bernardi Júnior, durante assinatura da parceria

A meta da Cátedra para este ano é chegar a 15 municípios de três Estados brasileiros e beneficiar 80 mil estudantes matriculados no Ensino Fundamental.

Sobre a Cátedra

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades que mobiliza pesquisadores e instituições em torno da contribuição efetiva com políticas públicas em cidades de médio porte. Seu foco atual é a educação, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. A Cátedra também desenvolve projetos nesse sentido com outros parceiros, como a B3 Social.

Fonte: Jornal da USP- Thaís Cardoso